O Trilho Panorâmico do Tejo foi inaugurado no final de Fevereiro e é um percurso que oferece vistas magnificas quase sempre ao lado do rio. Uma das mais espectaculares é junto ao castelo de Almourol.
São 11,5 km entre Constância e Vila Nova da Barquinha e o percurso oferece-nos paisagens urbanas, como por exemplo no cais de Tancos e em frente o Arripiado.
São igualmente fascinantes as paisagens naturais com o rio e as aves, ou marcadamente históricas, como é o caso da vista singular do castelo de Almourol numa ilhota no meio do rio Tejo.
Foi aqui que encontrei Vitor Serra, próximo da linha do comboio, e após uma subida ligeira de bicicleta.
Estava a estrear o caminho, dias antes da inauguração.
“É a primeira vez. Estou a experimentar e até agora tem sido divertido. Não é difícil, nem de bicicleta nem caminhada. Está muito limpo. Estamos sempre ao lado do rio, pelo menos desde a Barquinha até aqui.”
A zona com vista para o castelo de Almourol é das mais surpreendentes. Há uma passagem em passadiço até ao rio, mas é no alto da encosta, entre piteiras que rodeiam o caminho, que a vista para o rio e a fortificação ganha mais encanto.
João Lopes, que vive em Tancos, já fez algumas vezes este trajeto até à Praia do Ribatejo, e sublinha que “a zona do castelo de Almourol tem uma beleza natural muito bonita. Há um café e pode-se descansar. Em Tancos há a vista do Arripiado, em frente, com o rio entre as duas povoações.”
A vista para o Arripiado é muito bonita ao entardecer. O Tejo reflete o casario branco e depois uma constelação de luzes da aldeia, ao anoitecer.
Para fotografia, João Lopes refere também a o pôr do sol próximo do castelo. “O pôr do sol visto do castelo é bonito. Como também quando está nevoeiro. Já tirei algumas fotos e ficam muito bonitas.”
No dia da nossa passagem o céu estava limpo e Vitor Serra ainda tinha muito para pedalar – “a voltinha que tenho idealizado para hoje anda à volta dos 40 – 45 km.”
O Trilho Panorâmico do Tejo reutiliza um caminho que há mais de uma década era utilizado para BTT e no passado fazia parte de uma rede de caminhos rurais.
Vitor Serra já fez outros percursos de bicicleta nesta zona e depois da estreia do Trilho Panorâmico do Tejo, vai ter dificuldade na escolha. “Depende do estado de espírito e do nível de esforço. Todos eles são belos. Por campo, mato, floresta ou na zona ribeirinha. Este, ao lado do Tejo, tem um encanto especial. É completamente diferente”
O antigo percurso de BTT foi limpo, sinalizado e complementado com passadiços e corrimões para ser pedonal e de fácil acesso.
Em algumas partes exige-se atenção e um pouco de esforço, mas é compensador.
Há ainda miradouros e zonas de descanso. Com sol intenso convém levar proteção e água.
Em Vila Nova da Barquinha, um dos pontos de partida, destaca-se o enorme parque ribeirinho e o notável conjunto de esculturas de arte contemporânea.
No outro extremo, o percurso termina próximo da foz do rio Zêzere no Tejo. Um pequeno passadiço ao lado da ponte e um miradouro ajudam a contemplar a foz, a estátua de Camões e o Jardim Horto de Camões.
O novo e bonito Trilho Panorâmico do Tejo faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
Pingback: As musas de Camões na praia fluvial de Constância - Andarilho