O Parque Linear Ribeirinho Estuário do Tejo transporta-nos para a beleza natural do rio, para um ambiente sereno, longe do rebuliço urbano. É igualmente um excelente exemplo de requalificação e de devolução  às pessoas que aproveitam os 6km de extensão de passadiços e trilhos à beira rio.

O Parque Linear nasceu em 2013 na zona de Póvoa de Santa Iria até Alverca do Ribatejo e ganhou vários prémios internacionais.

Em 2017 foi acrescentado um passadiço de mais 700 metros, em direção a Santa Iria e é muito aproveitado pelos habitantes desta área urbana do concelho de Vila Franca de Xira.

Muito e ao fim de semana ainda mais. Na altura em que havia confinamento havia muito mais gente.” O comentário é de Sofia Branco, que estava com mais uma amiga, a terminar uma caminhada na Póvoa de Santa Iria. Uma prática de duas a três vezes por semana e que foi iniciada no período de maior confinamento.

Na zona da Póvoa de Santa Iria vemos uma larga extensão do passadiço de madeira. De um lado a área de cultivo, do outro lado sapais que se irmanam com o Tejo. É uma paisagem mais aberta. “Lá mais para o fundo fica um pouco mais fechada e tem mais árvores”,

Ao final da tarde eram muitas as pessoas que caminhavam, faziam sessões de dança ou jogavam voleibol na zona desportiva ao ar livre.

Pescadores à linha estavam mais recolhidos no pontão, um casal lia à sombra de uma estrutura coberta e outras conversavam numa esplanada.

Um ambiente relativamente parecido com a zona do outro troço que é mais recente. Foi inaugurado em 2017 e estende-se até Santa Iria.
O ponto de partida é a praia dos Pescadores que foi totalmente reconvertida. “Tem um café e uma esplanada muito bonita. Foi uma zona recuperada e acho que está toda muito bonita, muito agradável.”

Com tradição avieira vemos algumas casas de madeira junto ao cais, mas o sinal é mais visível no rio com muitos barcos de pesca.

No trilho mais a norte o passadiço atravessa zonas agrícolas, mais distantes do rio. Nesta parte do percurso, com vista para Lisboa e a ponte Vasco da Gama “o passadiço é mais próximo da água. É muito bonito e tem mutos flamingos. Acho lindíssimo.”

O mais comum é vermos o rouxinol grande dos caniços, verdilhão e chapins azuis.
Sofia e a amiga costumam fazer o troço mais antigo em hora e meia e calculam mais uma hora para se fazer o trajeto completo.

A Câmara de Loures lançou no ano passado um concurso internacional para a construção de mais um percurso de 6km, entre Santa Iria e a Bobadela.
Estará concluído em 2023 e permite a ligação pedonal e ciclável entre Lisboa e Vila Franca de Xira.

O refúgio do Parque Linear Ribeirinho Estuário do Tejo faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *