Casario de granito, fontanários a revelar abundância de água, horizontes definidos pelo topo das encostas que encobrem mais cedo o sol, por vezes um rebanho de ovelhas que passa no interior da aldeia e gente idosa que conversa à sombra num beirado, sentados em bancos de pedra à beira da rua.

Videmonte está a norte da serra da Estrela, fica a 22km da Guarda e é das aldeias com mais população nesta zona da serra.

Foi onde nasceu Etelvina Silva que aos nove anos deixou o lar dos pais para ir servir numa casa na Guarda. Agora vive numa aldeia vizinha, Trinta, e falei com ela em Videmonte, “uma terra boa e tem fama. Está num sitio alto e tem muita gente.”

Em Videmonte um dos lugares mais frequentados é o largo em frente da igreja que é de estilo barroco. Ao lado está o Centro Cultural e Social.

Do largo desdobram-se várias ruas com casas de granito e muitas preservam a traça original. Diz Madalena Prata que as habitações, “mesmo remodeladas, tentam preservar a traça tradicional.

Se calhar usam materiais a imitar o antigo, mas tentam preservar isso.”

praia fluvial da Quinta da Taberna

Madalena Prata vive na Guarda, mas costuma visitar Videmonte, a terra dos pais. Falei com ela na praia fluvial da Quinta da Taberna, um dos centros de lazer que tira proveito do rio Mondego.

As encostas da serra e o rio propiciaram no passado a pastorícia. No dia da minha passagem por Videmonte, mesmo no centro da aldeia, uma pastora seguia com um rebanho de cerca de180 ovelhas que ocupavam toda a largura da rua.

Uma imagem que fazia parte da rotina do passado. “Havia muita cabra, muita ovelha, queijo. Acabou quase tudo.”

Passadiços do Mondego em Vidmonte

Um outro sinal do saber fazer tradicional era a moagem e a produção de pão. Existiam cerca de duas dezenas de moinhos. Quase todos desapareceram, mas junto dos passadiços do Mondego, próximo de uma travessia do rio, está a ser recuperado um deles.

No interior da aldeia o forno comunitário continua a funcionar e é pretexto para a festa do Pão Nosso, no final de Julho. Outro motivo para Madalena ir a Videmonte.
Passear na aldeia já é bom e de vez em quando também fazem algumas atividades, como por exemplo a Festa do Pão.
É interessante porque as pessoas mostram o que fazem em casa e no forno comunitário. Pão, muitos bolos e biscoitos.”

Por estes meses, a grande atração têm sido os passadiços do Mondego. Mesmo antes da inauguração. Um dos extremos é em Videmonte e logo à entrada do percurso ficamos com uma perceção fascinante. Uma enorme serpente de madeira acompanha o rio Mondego durante alguns quilómetros.

RTP – documentário sobre modos de vida e as diversões dos habitantes da aldeia de Videmonte, na Serra da Estrela.

Em Videmonte sentimos o que é viver na serra da Estrela faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *