Vamos atravessar o rio Ceira numa ponte metálica suspensa e aproveitamos para tomar banho num dique. O trilho vai até Góis e ao longo do percurso temos praias fluviais, recantos da natureza e pequenos povoados com vista para os Penedos de Góis.

As paisagens naturais, o isolamento em algumas zonas da serra da Lousã e a profundidade dos vales que servem de leito ao Ceira são estímulos sedutores para caminhadas a acompanhar o rio no concelho de Góis.

Há trilhos sinalizados e um dos mais recentes é circular, tem 13km e o ponto de partida é a vila de Góis. No entanto, é mais sedutor próximo de Vila Nova do Ceira, onde temos a ponte suspensa do Linteiro e a bonita praia fluvial das Canaveias.

Praia de Canaveias

Foi aqui que Beatriz Brandão me testemunhou as suas caminhadas neste percurso: “quando venho aqui de férias costumamos fazer uma caminhada. Por Várzea Grande, damos uma volta e passamos pela ponte do Linteiro.

É um caminho relativamente fácil. Convém fazer manhã cedo.
Desde que não esteja muito calor faz-se bem. Tem algumas subidas, mas no geral faz-se bem. Já fiz várias vezes e não é difícil.”
Parte do percurso é junto ao rio e é possível atravessar em alguns pontos.


Também  podemos ver azenhas e uma delas, com dois séculos, ainda trabalha em Casalinho de Baixo.
Nos pontos mais altos da serra conseguimos ver os Penedos de Góis e toda a envolvente composta por uma enorme mancha florestal.

Junto ao rio há ainda pequenos terrenos agrícolas e nas margens vegetação abundante que escondem a ponte suspensa por cabos metálicos próximo de Linteiro.

A travessia tem meia dúzia de metros, o pavimento é em madeira e a proteção é uma rede metálica. Apesar dos pequenos solavancos é fácil de passar. “Pode provocar inquietação a algumas pessoas porque abana um bocadinho, mas é segura.

Por vezes fazemos abanar um pouco para ver como a outra pessoa reage, mas não causa dificuldades.”
A altura é de 2 a 3 metros. Tem vista para um outro recanto.

Para um dique que forma um largo espelho de água e onde se improvisa uma piscina natural, aproveitada por algumas pessoas no Verão.
Quem pretender fazer parte do percurso, pode iniciar aqui, no acesso à ponte do Linteiro, por um caminho estreito que também está sinalizado.

Além da descoberta dos recantos do rio, também rapidamente nos apercebemos da beleza da paisagem. “Passamos por floresta, há uma zona que dá para visitar o rio, tem campos para visitar, por vezes há girassóis….”
Também vale a pena fazer dois desvios ao trilho. Um para se ir até à praia fluvial de Canaveias, uma ampla e bonita zona de lazer.
Outro desvio é subirmos ao alto da encosta da serra na margem direita do rio Ceira.
Temos uma vista ampla do vale e de pequenas aldeias, num ambiente isolado, onde o rio faz uma virgula com o resto do mundo.

O trilho maior junto ao rio Ceira, por terras de xisto, mais serrano, é o PR3, por Cabreira, Cadafaz, Candosa e Sandinha.

Trilho no rio Ceira com ponte suspensa do Linteiro faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *