A Chapelaria Liz é uma das lojas mais conhecidas da rua Direita, no centro histórico de Leira.
Na fachada do prédio foi desenhado um coração e um casal que retrata Manuel Moreira e a mulher que estiveram ao balcão da chapelaria durante 40 anos.

No interior encontramos objetos que remontam a 1928, quando foi criado o estabelecimento comercial. Um rádio antigo, um pequeno balcão e um relógio. São as marcas dessa história que Ana Paula Moreira quer preservar, embora o relógio esteja parado.

“Tem um segredo e só o meu pai conseguia por a trabalhar. O balcão também é dessa data. A máquina registadora é mais recente, deve ter cerca de 40 anos, foi restaurada e está a funcionar. O espaço é o mesmo, como também as portas.”

Na loja encontramos à venda algum calçado e cintos. No entanto, a maioria dos produtos são chapéus. Para todos os gostos e usos. Por razões de moda ou saúde, “há também os jovens que em maior numero são carecas mais cedo. Usam barba e são carecas.
E depois há as modas. Por isso, temos um público muito vasto, que vai de pessoas com mais de 90 anos aos bebes.”

Várias gerações da mesma família há mais de 90 anos que vão às instalações da Chapelaria Liz
que ganhou um estatuto especial: “é a loja mais antiga da rua Direita, no mesmo sítio. Mantém-se aqui há 92 anos.”

A clientela varia ao longo do ano. “No verão é mais diversificada. Temos os turistas estrangeiros e nacionais, os emigrantes… No inverno é mais local e para prendas. A nossa melhor época é o Natal.”

Ana Moreira

Um movimento de clientes que já não se compadece com rotinas do passado quando Ana Moreira era jovem e ia para a loja. “Cheguei a trabalhar aqui. A profissão inicial do meu pai era radio técnico. Arranjava rádios, colocava antenas… Ele tinha um armazém onde fazia as reparações e na loja ficava a minha mãe e nós, as filhas. Quando não podia estar uma de nós, ele colocou um sistema de campainhas e se entrava alguém ele ouvia o som no armazém e vinha a correr.”

Nas paredes vemos algumas fotografias do pai ao lado de clientes.

O coração desenhado na parede com a legenda “uma história de amor no coração de Leiria” remete também para o romance entre o pai e a mãe de Ana Moreira que se conheceram nesta rua e viveram muitos anos no edifício onde permanece a Chapelaria Liz.

Há 92 anos que a Chapelaria Liz recebe os clientes na rua Direita de Leirias faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *