É a ourivesaria mais antiga em Portugal, sem interrupção na atividade, e sempre no mesmo prédio da rua da Picota em Viana do Castelo. A ourivesaria Carvalho foi fundada em 1809.

Na descrição de Tiago Vieira, a ourivesaria Carvalho tem 213 anos “e pertenceu sempre à mesma família, a vender ouro, prata e relojoaria. Foi passando de geração em geração e também cativando o cliente através da confiança e do profissionalismo.”

O fundador foi João Custódia da Silva e cerca de um século depois ficou com a designação que chega aos dias de hoje.

Na fachada do prédio está uma placa com uma breve história da ourivesaria, mas como salienta Tiago Vieira, que há cerca de uma década trabalha na ourisearia, a reputação da casa também passou de geração em geração entre as famílias dos clientes mais fiéis.

Nas últimas décadas surgiram novos clientes. Alguns são turistas porque a ourivesaria está localizada numa das ruas mais movimentadas de Viana do Castelo. Em pleno centro histórico.

O movimento dos clientes e a procura acompanha, assim, o viver da cidade, em particular na altura das festas que estão muito associadas aos trajes e ourivesaria.
“Na altura das festas e no mês de Agosto quando chegam muitos emigrantes. O movimento é muito superior ao resto do ano.”

A ourivesaria Carvalho é também o estabelecimento comercial mais antigo de Viana do Castelo e muitas pessoas usam peças em ouro que foram produzidas aqui até há alguns anos atrás.

Agora os artigos são todos produzidas pelos fornecedores e o gosto dos clientes não se alterou muito, “primamos pelo tradicional e regional.
Tentamos modernizar através de alguns artigos que os nossos fornecedores disponibilizam.

No entanto, a aposta é no tradicional. No coração de Viana, cordões, relicários, custódias, brincos de contas… uma infinidade de peças.”

O próprio ourives segue o gosto tradicional. Pelo menos é o que deduzo de uma das últimas ofertas à mulher: “brincos à princesa. Uma adaptação dos brincos à rainha. Estes são feitos a partir de um molde e o ouro é injetado. Os brincos à rainha são feitos em filigrana.”

Tiago Vieira ainda se lembra do mobiliário anterior, mais escuro. Agora é branco, com muita luz e é a marca contemporânea de mais de dois séculos de história.

Ourivesaria Carvalho tem 213 anos e é a mais antiga em Portugal faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *