O Parque Ribeirinho de Benavente namora o rio Sorraia e é ponto de encontro de muita gente para fazer uma caminhada ou um passeio à beira rio.

Manuel Saco mora mesmo em frente do amplo espaço verde com uma fila de árvores e vegetação mais densa nas margens do Sorraia.

No seu testemunho vem muita gente ao final do dia a passear. Seguem um caminho que vai até ao campo de futebol e dá a volta por fora da vila.”
A acompanhar o rio o percurso perde-se de vista.
Outro caminho é a seguir à ponte pedonal que atravessa o Sorraia. Segue-se um pequeno passadiço por caminhos de cultivo e onde é frequente encontramos cavalos lusitanos.

Diz Deolinda, que costuma passear no parque ao final do dia com o filho que “os cavalos são dóceis, deixam-se fotografar. Esta é uma área que eu gosto, acho agradável.”

Se continuarmos o percurso a pé ou de bicicleta vamos dar ao cais da Vala Nova. Este trajeto faz parte da Rota das Lezírias, um percurso circular entre Benavente e Samora Correia.

O rio Sorraia ajuda a criar um ambiente ameno, “é calmo, baixo e por vezes vai lá gente tomar banho.” Mas não tem praia fluvial.

Conforme acrescenta Manuel Saco, a agitação é mais nos dias festivos como os da tradicional Festa da Amizade e Sardinha Assada que se realiza anualmente no último sábado de Junho.

Episodicamente o espaço do parque ribeirinho é utilizado para festas e picarias de touros, mas a rotina é de um lugar calmo.

Parque Ribeirinho e campestre de Benavente faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *