É uma caminhada deslumbrante. Sempre nas ravinas a acompanhar o mar e com vistas incríveis. São 6km, entre as praias da Marinha e de Vale Centeanes, no concelho de Lagoa, Algarve.

Os Sete Vales Suspensos constituem um percurso de vistas vertiginosas para falésias, poços e algares, típicos de zonas cársicas.

A erosão não se cansa de moldar as formações calcárias. Com um sem fim de formas que revela imensa imaginação da Natureza.

Onde desaguavam ribeiras encontram-se agora vales suspensos. São sete e dão o nome ao trilho, dos Sete Vales Suspensos.

É um dos mais bonitos da costa algarvia e já foi distinguido a nível europeu para caminhadas.

Há quem se aventure a descer algumas das ravinas. A grande maioria opta por fazer pausas em miradouros de madeira ou rochas que funcionam como assentos em lugares à sombra.

Muitos sítios são completamente inacessíveis. Só de barco. Em alguns lugares as embarcações atravessam tuneis debaixo dos enormes maciços calcários que estão a ser engolidos pelo mar.

No Verão é permanente o vai vem de barcos. Linhas brancas de espuma riscam o oceano após à passagem das embarcações que se dirigem em particular para a praia de Benagil.

É um dos lugares do trilho. Encantador, mas, muitas vezes, cheio de gente. Nas outras zonas do percurso a frequência é menor, mas geralmente há muita gente a caminhar.
A vegetação também varia ao longo do percurso. Há zonas de pinhal, como por exemplo próximo do farol.

Noutras partes formam-se zonas verdes fechadas onde os visitantes aproveitam para descansar. Por vezes, vemos ainda exemplares da palmeira anã, a única espécie europeia.

As falésias e os poços são refúgio das aves que observamos com maior frequência ao final do dia.

O tom ocre das rochas calcárias ganha brilho no pôr do sol e aprofunda o contraste com o azul do Atlântico.

O percurso dos Sete Vales Suspensos é linear, o que poderá significar mais 6k de regresso.
A beleza da paisagem e a tentação do seu registo fotográfico, de múltiplas perspetivas, acaba por fazer demorar a caminhada.

É mais fácil encontrar estacionamento próximo da praia de Vale Centianes, mas começa o percurso com uma longa escadaria.
É verdade que, logo a seguir, se apercebe que o esforço é compensado com a vista da praia, a primeira de muitas vistas incríveis.

Percurso dos Sete Vales Suspensos de incrível beleza faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *