A praia fluvial de Meimão é vizinha da Reserva da Serra da Malcata e está numa zona isolada e envolvida pela Natureza. A zona de lazer tem vários equipamentos de apoio, bons acessos rodoviários e aproveita a albufeira da barragem de Meimoa.

A aproximação à zona de lazer desperta-nos a curiosidade com o enorme lago de água. Quando iniciamos a descida ingreme, sentimos com mais intensidades a beleza natural. Ficamos envolvidos por serras pintadas de verde e o aroma de pinheiros.

É também um dos motivos que leva Vítor Castanheira à praia fluvial. “A paisagem é muito bonita. Eu venho todos os anos aqui para apreciar esta paisagem.”

Falei com Vítor Castanheira numa tarde de muito calor, quando cumpria um ritual de Verão, um circuito que abrange duas praias fluviais vizinhas da Reserva da Serra da Malcata.
Costumo vir à praia de Meimão e também à de Meimoa.”

A praia de Meimoa está numa zona urbana e o espelho de água resulta de um açude numa ribeira. A de Meimão está entre serras.
É um enorme lago estancado pela barragem.

Protegida do vento e situada numa arena, ao fundo das encostas, o calor nota-se com mais intensidade e só a piscina flutuante na água ajuda a refrescar.

Tratando-se de uma barragem, o nível de água varia muito nos anos mais secos e a área fluvial fica mais distante da zona de lazer.

Há zonas relvadas, muitas árvores que oferecem sombras, bengalows, uma zona de merendas e outras estruturas de apoio.

Na barragem há ainda um cais para embarcações e pratica-se paddle.
Foi distinguida com qualidade de Ouro.
No Verão costuma juntar muita gente da região, emigrantes e turistas.

Se a barragem não tiver pouca água podemos ter também uma das vistas mais bonitas nesta região.
É a partir do Miradouro da Senhora do Pilar e vemos duas lagoas a rodear a povoação, tudo envolvido por um ambiente verde, da floresta que cobre as serras.

No miradouro há também um baloiço.
A barragem de Meimoa faz parte do complexo hidroagrícola da Cova da Beira.  Aqui  tem inicio um canal para transporte de água com 57 km de extensão.
A “reserva” da praia fluvial de Meimão faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *