A praia fluvial da Ribeira Grande faz esquecer que estamos no centro da vila da Sertã.
A envolvência natural, a serenidade e o longo relvado ao lado da ribeira transportam-nos para um ambiente campestre. Convidativo para se passar umas horas ou um dia a alternar entre a praia fluvial e as piscinas ao ar livre.
A praia é um longo espelho de água provocado por um açude onde a Ribeira Grande ganha profundidade. A água está sempre a correr e a água é límpida.
É fácil o acesso ao espelho de água através de uma rampa. A extensão da praia vigiada é de algumas dezenas de metros.
João Tomás, um dos nadadores salvadores da piscina e da praia fluvial, diz que “normalmente as pessoas vão para a piscina.
Têm uma pulseira e podem entrar e sair durante o dia. Depois, acabam por ir à praia fluvial e dar um mergulho.”
As rotinas não são iguais entre a maioria dos visitantes. “Normalmente quem prefere a praia fluvial é pessoal da Sertã. Por exemplo, vêm à tarde dar um mergulho e depois vão embora. Ou simplesmente tomar um café. Na piscina é mais gente de fora.”
João Tomás é um dos nadadores salvadores da piscina e da praia fluvial. Partilha também a ideia de um ambiente sereno.
A maior agitação é agora. “Nos meses de Julho e Agosto há muita gente. Mesmo a piscina costuma estar cheia”
No entanto, o espaço da praia fluvial é grande.
Um longo relvado, com chapéus de colmo e muitas árvores, acolhe um número elevado de veraneantes.
Até tem grelhadores para um piquenique. Outros trazem o farnel e muitos vão procurar os famosos pratos típicos da região como por exemplo os maranhos. “Deixam aqui as coisas e vão aos restaurantes da vila provar a gastronomia local.”
Este braço da ribeira circunda o centro histórico da Sertã. Numa das margens, no topo da encosta, ergue-se o casario da vila.
No outro lado, são muitos os espaços verdes e caminhos pedestres. “Há sempre gente a passear os animais e ao final da tarde. Mesmo para se passar algum tempo. É um sítio agradável.”
Por cima do açude há uma pequena ponte pedonal. Seguindo o movimento da ribeira, um pouco mais à frente, há outra travessia e no alto da encosta vale a pena ir ao largo do pelourinho.
Do miradouro contemplamos uma vista de conjunto da ribeira e da praia fluvial.
Este ano a praia fluvial da Ribeira Grande voltou a ser distinguida com Qualidade de Ouro, pela associação Quercus.
Praia fluvial da Ribeira Grande e agradável para relaxar na Sertã faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.