A praia fluvial da Portagem está quase na fronteira com Espanha, num dos principais acessos ao Parque Natural da Serra de São Mamede e com vista para a fortaleza de Marvão.
Num vale por onde passa o rio Sever e tem muitas zonas verdes.

O Sever e os amplos espaços verdes fazem uma portagem ao calor intenso e criam um ambiente agradável.

Nas palavras de Cristina Lança, técnica de Turismo de Marvão, “o espaço da Portagem é muito agradável em especial no Verão. No Alentejo está muito calor, mas a Portagem é aprazível porque é muito fresca.”

Um dique trava o curso do rio Sever e cria uma enorme piscina onde Frederico Farinha costuma mergulhar no Verão. “É bom, a água é fresquinha.”

O curso do espelho de água é definido por duas pontes. Seguindo o fluxo do rio, temos uma primeira ponte rodoviária. Aqui, o espelho de água é mais baixo.

Onde tem mais profundidade, “três a quatro metros e costumam mergulhar com saltos da ponte”, é cerca de uma centena de metros mais à frente.

A ponte pedonal sobrepõe-se ao dique e oferece-nos uma vista de conjunto da praia fluvial.
Numa das margens do rio há um amplo espaço verde, com relvado e muitas árvores. Tem ainda uma esplanada.

Na outra margem destacam-se várias construções que complementam o Centro de Lazer.
Cristina Lança refere algumas das valências: “Temos uma piscina fluvial, uma piscina e os respetivos balneários. Perto da piscina fluvial temos também um parque de merendas. Nesse centro de lazer há ainda um anfiteatro, e um campo de ténis.””

As piscinas são muito procuradas, mas Federico farinha prefere a praia fluvial.
“Venho sempre para aqui. É água a correr, é diferente e gosto mais da praia fluvial.”

Não é apenas Federico, que nesta altura do ano, prefere a praia fluvial, porque costuma juntar muita gente, “principalmente no mês de Agosto. Há muita gente de Marvão e Castelo de Vide, mas principalmente espanhóis.”

A Portagem é aprazível para uns mergulhos, mas não só.
Os espaços verdes convidam a passeios.
Dois lugares de interesse histórico estão mesmo ao lado e na origem do nome de Portagem.

Um é a velha ponte de granito.  Como adianta Cristina lança, “as pessoas dizem que é romana, mas não. Foi construída com pedras de uma cidade romana, Ammaia (um imenso complexo arqueológico que fica próximo da portagem e de visita obrigatória), mas é uma ponte quinhentista.”

O outro é uma torre medieval, utilizada para portagem. Nas paredes de granito da torre militar é também evocada a fuga para Portugal de judeus expulsos de Espanha pelos Reis Católicos.
Portagem fica a cerca de 7 km de Marvão

Praia fluvial da Portagem ao calor e com uma brisa fresca com vista para Marvão faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *