O Santuário de Nossa Senhora da Peneda é uma perfeita simbiose entre a deslumbrante natureza e o trabalho do homem ao construir uma igreja e uma alameda em escadaria com cerca de 300 metros ladeada de 20 capelas e várias estátuas. A romaria é no início de Setembro e pode vir a fazer parte da lista portuguesa de Património Cultural Imaterial .

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC)  avançou com a proposta de classificação do Santuário de Nossa Senhora da Peneda, no concelho de Arcos de Valdevez, como Monumento Nacional.

Ao património físico junta-se um valioso património imaterial com as práticas religiosas e pagãs da romaria que se procura igualmente inscrever no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

As construções, igreja, capelas, escadaria…, são todas em granito. Tal como a encosta enorme, com uma cascata no topo, que acompanha o santuário.
No vale profundo vemos ainda campos agrícolas a acompanhar a longa escadaria e a aldeia de Peneda que se ergue na outra encosta.

É um sitio ermo, um vale escondido na serra da Peneda e que faz parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
O santuário foi construído a partir do seculo XVIII e a igreja foi terminada em 1854.

A mitologia e a fé fizeram com que se tornasse num lugar de peregrinação que envolve a Galiza. A principal romaria é no início de Setembro.
Segundo a tradição narrada pela DGCP, “nos dias da festa, os populares cantam e dançam ao som das concertinas durante toda a noite”.

Na opinião de Rosa Rocha, no presente “mantém-se a adesão popular, embora com menos pessoas. No entanto, a juventude gosta de ir.” Ainda nas palavras de Rosa Rocha, que vive no Soajo, igualmente no concelho de Arcos de Valdevez, a zona do santuário “é um lugar turístico. Tem vários trilhos, o rio, lagoas, um hotel e casas de turismo. É um turismo de natureza por excelência.”

Na minha visita, ao final da tarde, ainda se encontravam no largo do santuário muitos carros de turismo. Entre os visitantes estavam Ana, Fernando e Pedro que estavam deslumbrados com o enquadramento natural da Senhora da Peneda. “É um sítio excelente, com um enquadramento perfeito.

É imponente, com várias capelas com significados e é interessante para se visita.  Tem ainda cascata”, que vemos no topo da encosta granítica. No inverno despenha-se furiosa por entre os penedos.

A igreja e as estátuas dos evangelistas ou de S. Miguel de Arcanjo, a que está mais alta no topo da escadaria, são esmagadas pela imponência do enorme volume dos rochedos da serra.
Onde temos uma perceção de conjunto e do notável enquadramento natural do santuário é no miradouro de Tibo.

Fica junto à estrada principal a caminho da Peneda. Oferece-nos uma ampla vista do rio Castro Laboreiro que quilómetros depois se vai juntar ao Lima.

No lado oposto vemos a aldeia de Tibo e um pouco mais à frente o vale onde se esconde o santuário.

Também impressiona, para não dizer que nos sentimos esmagados, a serra que está em frente do miradouro, um enorme maciço granítico, escuro, despido de vegetação. A altitude ronda os 800 metros.

A imponência e a beleza invulgar do Santuário de Nossa Senhora da Peneda faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *