É um miradouro com uma vista deslumbrante. Para um enorme espelho de água, com muitos braços de rio, que tornam o Zêzere labiríntico. Todo o cenário é envolvido pelo verde das florestas que cobrem as serras. É dos miradouros mais interessantes nesta região.

Do alto da serra a vista mais próxima é para a praia e a pequena aldeia de Fernandaires.

A baía que contorna a povoação e a plataforma flutuante da praia fluvial ajudam a termos uma noção da dimensão do horizonte.

Ao longe o verde é pontilhado por algumas casas dispersas e, ainda mais distante, pelo traço de pequenas povoações.
A grande mancha de cor é o azul da albufeira de Castelo de Bode.

Daniel ajudou-me a localizar algumas referencias da vista: “dá para ver a Zaboeira, Ferreira do Zêzere, a ribeira de Isna…”

Daniel estava com Inês na praia fluvial de Fernandaires de onde conseguimos ver a plataforma de madeira do miradouro suspensa no alto da encosta.

É um pequeno passadiço em madeira assente em rochedos. Alguns lances de escadas levam-nos para um patamar mais alto e com varandas para a albufeira.
O acesso é muito fácil. Junto à estrada que nos leva à praia de Fernandaires.
Por isso, é um lugar de paragem frequente.

O miradouro foi reabilitado há cerca de dois anos.

Depois da visita ao miradouro vale a pena dar um mergulho na bonita e serena praia de Fernandaires. Tem um areal e duas piscinas flutuantes numa área da albufeira que forma uma baía.

O miradouro de Fernandaires faz parte de um conjunto de nove pontos de observação – a Rota dos Miradouros – que o município de Vila de Rei criou recentemente como forma de se descobrir as várias e bem diferentes paisagens da região.


Miradouro de Fernandaires e dos labirintos do rio Zêzere faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *