O castelo de Palmela é um dos melhores miradouros entre os rios Tejo e Sado.
A localização estratégica para a arte da guerra, é hoje um deslumbre para o olhar que conquista um enorme horizonte. De Sintra a Tróia e em boas condições atmosféricas  vista alcança o castelo de Alcácer do Sal e Sines.

O castelo de Palmela está 240 metros acima do nível do mar e é com facilidade que se observa Sintra, Sesimbra e Tróia. A vista é de quase 360 graus.

Ao interesse pela história e em particular pelas estruturas defensivas, junta-se o interesse de muitos visitantes em fazerem aqui uma pausa para observar um longo horizonte.
A Começar pela serra da Arrábida.

Nas palavras de Maria João Camolas,  vereadora de Cultura do município de Palmela, “a vista é maravilhosa. Acho que é o nosso maior convite à população. Subir ao alto e poder avistar quase o mundo inteiro. Temos uma vista inigualável.”

Além do excelente miradouro no castelo de Palmela, podemos também fazer uma viagem no tempo através do Museu Municipal e de espaços arqueológicos. Revelam a origem do povoamento no tempo dos romanos e a estrutura militar de origem islâmica.

Maria João Camolas

“Hoje em dia é um ponto de interesse para quem nos visita e temos muito para oferecer. O Gabinete de Estudos da Ordem de Santiago, galerias de artesanato da região e a igreja de Santiago que tem muitas exposições ao longo do ano.”

A Igreja de Santiago fazia parte de um convento. É em estilo gótico e é muito bonita.
Foi construída no séc. XV e sofreu muitas alterações. O interior está agora despojado e salienta-se a arca-ossário de D. Jorge, filho ilegítimo do Rei D. João II, último Mestre da Ordem de Santiago.

Os últimos residentes no castelo foram religiosos que tiraram partido desta vista magnifica até à extinção das ordens em 1834.
O antigo convento foi requalificado e é agora uma pousada.

É igualmente interessante ver as ruínas da Igreja de Santa Maria. A construção é do séc. XII, talvez sobre os escombros de uma antiga mesquita, e ficou em ruínas no terramoto de 1755. Em meados do século passado foi seara de trigo.

O Castelo de Palmela está classificado como Monumento Nacional

A “vista inigualável” do castelo de Palmela faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *