O miradouro de S. Leonardo de Galafura é um dos mais encantadores do Douro. Em primeiro lugar, devido à paisagem. Tem uma vista sublime sobre o Douro. Depois, porque foi tema da obra de Miguel Torga que escreveu, num dos seus Diários, que do miradouro “não é um panorama que os olhos contemplam: é um excesso de natureza”.

A vista do miradouro alcança uma grande extensão. O horizonte é marcado pelo entrelaçado da vinha a decorar as enormes encostas.

Vê-se o Douro a serpentear os socalcos, algumas povoações dispersas e, episodicamente, um ou outro barco que segue em direção a Peso da Régua.

Torga vinha aqui contemplar a paisagem. Ver o Douro e a força da natureza.
Na opinião de Hercilia Agarez, professora, escritora e estudiosa da obra de Miguel Torga, o miradouro de S. Leonardo de Galafura tem um significado especial na vida e obra do escritor.

“É o espaço mais emblemático das vivências de Miguel Torga. Sempre que tinha visitas em S. Martinho de Anta fazia questão de levar as pessoas até ao Santuário de S. Leonardo de Galafura.
Tem uma vista deslumbrante. Num azulejo da pequena capela está inscrito um poema…
Há um misticismo ligado ao espaço. O poema foi inspirado naquele lugar durante uma caçada.”

O poema está na parede da ermida de S. Leonardo, virada para o marco geodésico onde estão assinalados os 640 metros de altitude.
A outra referência de Miguel Torga sobre o miradouro, está inscrita num painel de azulejos numa pedra grande e agreste.

O monte de S. Leonardo fica próximo de Covelinhas, no concelho de Peso da Régua. Não muito longe da sua terra natal.

Casa de Miguel Torga em S. Martinho de Anta

Em S. Martinho de Anta há o Espaço Miguel Torga e a casa onde ele nasceu. Foi remodelada e a filha ofereceu-a à Câmara Municipal de Sabrosa. No entanto, eu não tenho dúvidas que, se há um espaço físico, aberto, onde Miguel Torga se sentisse feliz, seria S. Leonardo de Galafura.”

A felicidade de Miguel Torga, expressa por Hercilia Agarez, pode ser partilhada num ambiente sereno.
No conforto da sombra de várias árvores e na contemplação da serenidade do rio Douro.
Lá em baixo, ao longe, a traçar uma linha entre uma das mais interessantes paisagens portuguesas moldadas pelo homem. Os socalcos e a vinha são também um excesso de natureza.

S. Leonardo de Galafura contempla “um excesso de natureza” faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *