A capela da Senhora da Lapa é o postal ilustrado de Vieira do Minho. A singularidade da construção, com o enorme penedo a servir de teto, seduz a curiosidade dos visitantes ou nas redes sociais onde a imagem está disseminada.

O enorme penedo com uma cruz de pedra no topo, ligeiramente inclinado, e a fachada da igreja em baixo, no interior da gruta, formam um conjunto único.
Provoca de imediato espanto quando subimos a pequena rampa do santuário.

A capela da Senhora da Lapa está inserida num maciço granítico do monte de Penamourinha, na freguesia de Soutelo e concelho de Vieira do Minho.
No alto da fachada de pedra está um nicho com a estátua da Senhora da Lapa e a data de 1694. Correspondente ao ano de construção da capela.

A porta de entrada tem a data de 1898. Ao lado estão duas janelas com gradeamento também de ferro e permitem-nos descobrir o interior da capela.
O penedo, ou lapa, tem uma grande inclinação e o espaço interior não é grande.
Quatro filas de bancos de madeira de cada lado do corredor central orienta o nosso olhar para o altar, para uma estátua que representa a Senhora da Lapa. Está ladeada de vários ramos de flores.

No teto, inscrita na pedra, vemos algumas frases de índole religiosa.
A festa e a peregrinação são no segundo domingo de Julho. Costumam juntar muita gente.
Não só a festa pagã, também a motivação religiosa.

Muita gente visita o santuário ao longo do ano. Há um percurso pedestre e um miradouro.
Por outro lado, a fotografia da capela debaixo do enorme penedo popularizou o lugar, em particular através das redes sociais, o que leva muita gente a procurar o santuário.

A visita pode ser complementada com uma ida ao miradouro situado no topo do monte.
O caminho circunda os blocos graníticos e oferece-nos outras perspetivas da capela.

Segundo a tradição oral, teria sido no lugar da capela que em 1605 a Senhora apareceu a uma pastora. A jovem alertou o pai que visitou o local e também viu a Senhora.
Com este testemunho a lenda foi apropriada para a fé e com a associação ao penedo ou lapa, ficou o nome de Senhora da Lapa.

Seguiram-se peregrinações e quase um século depois, um casal, João Gonçalves e Margarida da Silva, patrocinou a construção do templo.
Nos tempos mais recentes as comissões de festas também contribuíram com instalações de apoio à romaria e um coreto.

A espantosa capela da Senhora da Lapa faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *