A ilha da Madeira já é um jardim tropical. À obra da natureza junta-se o cuidado e o gosto da ação humana que embelezam 70 mil metros quadrados no alto de um dos montes vulcânicos que circundam a baía do Funchal. É, seguramente, um dos jardins mais bonitos de Portugal.

O jardim Monte Palace Madeira preserva ainda o charme britânico, o legado do cônsul que transformou esta área numa quinta no século XVIII.

Hoje é muito mais do que isso. É um jardim para deslumbrar, mesmo para quem já tenha visitado vários jardins botânicos.

A vegetação é luxuriante, caminhos estreitos ou vias mais largas têm estátuas para nos fazer companhia ao longo do percurso.
Noutras partes há brasões em pedra, uma janela manuelina…

Numa sequencia de encantos somos encaminhados para jardins orientais ou pequenos miradouros junto a lagoas ou com vista para a baía do Funchal.

É um universo de encantos que precisa de tempo para ser descoberto, em particular devido à riqueza da flora, alguma de plantas exóticas. “Tem uma grande diversidade de espécies e uma grande harmonia entre a urbanização e a natureza. É bonito, faz-se muito bem. É um sítio muito agradável para se visitar”.

João Leite e Nara Amador comungavam a opinião sobre a beleza do jardim.
Estavam de visita ao Funchal e cumpriam um roteiro que tem cada vez mais adeptos. Subir até à igreja do Monte no teleférico e depois visitar o Jardim Monte Palace.

No teleférico vemos a transição do espaço urbano para os montes cobertos de verde e no jardim temos essa sensação, de isolamento do rebuliço da cidade, “parece completamente à parte de tudo.
Estamos em contacto com a natureza. Até o ar que se respira parece ser completamente diferente. É magnifico.”

O jardim Monte Palace é muito visitado, mas como tem uma vasta área, podemos percorrer muitos caminhos a ouvir aves ou o som da cascata.

Num ambiente calmo podemos sentarmo-nos no miradouro em frente do palácio. Numa linha de bancos de madeira que são postos de vigia para os visitantes.

Para descansarem e contemplarem uma vista fantástica para a baía do Funchal.
Outros bancos ao longo do jardim, cumprem a mesma função.
Os bancos ao lado de rosas antecipam o colorido que se reflete no lago.

Parece um Jardim de Éden com a vida a manifestar-se na queda de água, nas linhas curvas de pontes de pedra ou num patamar superior com vários fluxos de água e repuxos.
Outro miradouro muito procurado é junto da cascata. É uma área fascinante.


Numa elevação de pedra mais um banco de jardim convida-nos a observarmos uma das vistas mais fascinantes: a cascata, o lago, o palácio e o oceano em cenário de fundo.
É um dos lugares preferidos para fotografia. Outro é no patamar lateral onde se despenha a queda de água.

Uma das passagens é debaixo da cascata. Há outros caminhos que levam para espaços onde a água é igualmente um dos elementos que sobressai. São exemplo os jardins orientais com pontes, budas, dragões, lanternas em pedra, pagodes e um lago onde foram introduzidos peixes Koi.

A juntar à riqueza da fauna e da flora temos ainda um rico património cultural com museus de esculturas africanas e uma enorme coleção de minerais e pedras preciosas. Só estas coleções já justificam a visita.

Há ainda, dispersos pelo jardim, painéis de azulejos que retratam reis e momentos marcantes da nossa história.

No final marcamos a despedida com um toque pessoal. Num dos vários sinos que estão numa galeria nascente de água.

Jardim Monte Palace Madeira: um dos mais bonitos em Portugal faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *