O Lagar do Lugar da Ponte Velha fica nas proximidades de Cabreira, concelho de Gois, escondido entre o rio Ceira e uma antiga ponte de pedra. No verão é uma excelente praia fluvial. No resto do ano oferece um património histórico e cultural invulgar.

É um conjunto de pequenas construções de xisto encavalitadas numa encosta, próximo de uma construção muito maior, também de xisto e depois um enorme espelho de água provocado por um dique que determina o percurso do rio Ceira. No passado recente, era a força motriz do lagar.

O cenário fica completo com uma longa ponte de pedra de estilo românico e decorada com trepadeiras.
Na nossa primeira passagem falámos com duas inglesas. Aproveitavam o sossego e a frescura da água do rio Ceira.
Uma delas nadava no amplo espelho de água, sozinha, e com uma vista deslumbrante.

Agora mantém-se o ambiente sereno e a área foi requalificada. É uma das mais bonitas praias fluviais desta região.
O rio surge entre duas encostas com o verde das árvores a refletirem-se no espelho de água.

Numa das margens há um pequeno areal, com sombra e alguns bancos e mesas de madeira.
Ao lado do açude a azenha do lagar deixa escoar a água no lugar do rodízio.

As cerca de duas dezenas de pequenas construções de xisto preservam a traça original.
Diz Herminda que são “as casinhas das tulhas onde antigamente guardávamos a azeitona. Andávamos todo o dia na azeitona e todos levavam a azeitona às costas para as tulhas.

Acumulava-se lá até chegar a nossa vez no lagar. Nós também temos lá uma casinha dessas, de xisto. Quem a fez foi o meu sogro. É a única com um janelito. Cada construção é pertença de uma pessoa.”

Herminda, mais conhecida por Minda na Cabreira, a aldeia que o rio Ceira vai de seguida acompanhar no vale, acrescenta que o lagar de varas funcionou até há poucos anos atrás.
“Era bonito, se vocês vissem aquilo a moer e tudo a funcionar iam ficar admirados.”

O lagar tem agora um telhado novo em lousa, percebe-se que foi restaurado recentemente.
A grande transformação foi em meados do século passado. depois do rio Ceira ter devastado as construções de xisto,  em 1953.

Passam por aqui caminhos pedestres e, por outro lado, a praia fica mesmo ao lado da estrada principal, a M543, uma via rodoviária entre os concelhos de Arganil e Góis com excelentes vistas panorâmicas das serras.

No património histórico e cultural desta zona destaca-se ainda o aproveitamento mineiro, em particular de volfrâmio no decorrer da Segunda Guerra Mundial.
No topo do monte onde está a ponte românica, também conhecida como Ponte Velha, é possível avistar um edifício que servia de abrigo aos mineiros.

A ponte foi construída no seculo XIX por um benemérito, Manoel Baeta Neves, mais tarde nomeado Barão de Loredo. Emigrou para o Brasil, Minas Gerais.

Não esqueceu as suas origens e, entre outro património, mandou construir cinco pontes, escolas e capelas.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *