A visita ao Museu de Alberto Sampaio é um excelente complemento à descoberta do centro histórico de Guimarães, classificado como Património Mundial.

site-museu-a-sampaio-3357É uma viagem que. nos leva ao primeiro mosteiro da “cidade berço” e onde, entre outros “tesouros nacionais” podemos ver uma peça de vestuário utilizada por D. João I na batalha de Aljubarrota.

site-museu-a-sampaio-3351O loudel é uma peça surpreendente. É constituído por várias camadas de linho com enchimento de lã. Terá sido utilizado pelo Mestre de Avis na Batalha de Aljubarrota, a 14 de agosto de 1385.

site-museu-a-sampaio-3349O Museu de Alberto Sampaio tem várias salas expositivas. Uma é dedicada a escultura e destaca-se Santa Maria de Guimarães, produzida no século XIII.
Outra coleção é dedicada a pintura e sobressai o Tríptico da Lamentação. Os três painéis expressam a lamentação pela morte de Cristo. A obra é do século XVI.

site-museu-a-sampaio-3363
Refira-se ainda a particularidade do Museu Alberto de Sampaio ser o único em Portugal com uma galeria dedicada em exclusivo à pintura a “fresco”. Uma técnica de pintura sobre as paredes tirando partido da humidade do reboco.

site-museu-a-sampaio-3347A sala dedicada à ourivesaria tem ainda muitas peças para descobrirmos com um longo fio de História. Desde do século XII ao século XIX.

site-museu-a-sampaio-3359Muito do acervo do Museu, como é o caso da ourivesaria, resulta do aproveitamento do espólio de um mosteiro que a poderosa e piedosa condessa Mumadona Dias mandou construir no século . Mais tarde transformado na Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira.

site-museu-a-sampaio-3334Toda a estrutura foi alterada e teve novas valências, como por exemplo a construção da igreja de Santa Maria de Guimarães.

site-museu-a-sampaio-DSCF8525Na visita ao Museu descobrimos nos traços arquitetónicos o registo histórico do edifício. No entanto, é em particular no bonito claustro que recebe os visitantes que mais se sente o fio da história.
site-museu-a-sampaio-3324Até porque, podemos observar vários trabalhos em pedra, além da pequena capela tumular de S. Brás em estilo gótico.
site-museu-a-sampaio-3344O claustro esteve alguns anos ao abandono e foi recuperado numa iniciativa liderada por Alfredo Guimarães, o primeiro diretor do museu que foi inaugurado em 1931.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *