Na comemoração dos  50 anos da Revolução do 25 de Abril um dos lugares de visita obrigatória é a Casa da Cidadania Salgueiro Maia, em Castelo de Vide, onde podemos ver parte do espólio do “capitão” de Abril que se destacou na rendição de Marcelo Caetano no Largo do Carmo.

Um dos objetos, com grande valor simbólico, é o megafone utilizado por Salgueiro Maia para a rendição do Chefe de Governo e de outros dirigentes do antigo regime que se refugiaram no quartel da GNR no Largo do Carmo em Lisboa.

Este espaço e o momento histórico é recriado com imagens.
O megafone está ao lado do uniforme que Salgueiro Maia utilizou nesse dia. A jornada do 25 de Abril de 1974 começou cedo, a partir de Santarém de onde partiu uma coluna de blindados em direção a Lisboa.

Ocuparam o Terreiro do Paço e, na parte da tarde, Salgueiro Maia liderou o movimento militar no Largo do Carmo.

No espaço museológico vemos ainda muitos outros objetos que Salgueiro Maia doou ao município de Castelo Vide, onde nasceu há 80 anos, em 1 de Julho de 1944.

De certa forma, através de um percurso marcadamente pessoal, descobrimos também parte da história de Portugal nas últimas décadas do século passado e, em especial, o momento histórico da Revolução dos Cravos.

A Casa da Cidadania Salgueiro Maia foi inaugurada em 2021 e encontra-se no castelo de Castelo de Vide, classificado como Monumento Nacional.
É igualmente obrigatório descobrir a vista, a partir do topo da construção e no interior da torre do castelo.

A evocação de Salgueiro Maia é feita ainda em outros espaços de Castelo de Vide.

É o caso do Largo Capitão Salgueiro Maia e do busto do Capitão de Abril, no jardim perto das piscinas municipais.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *