Chamam-lhe Poço do Inferno mas o nome não é correto. Seria mais adequado designar a cascata como Poço do Paraíso. Por vários motivos.

A queda de água está isolada no meio da Serra da Estrela. Fica meio escondida entre dois blocos de rocha e está envolvida por vegetação densa que na proximidade da água é de um verde exuberante. site_poco_inferno2_hdrTem cerca de 10 metros de altura.
Só se ouve o som da cascata. A água fica depois num ambiente sereno de uma pequena lagoa e volta a agitar-se mais à frente ao escorrer entre as pedras e serra abaixo.
site_poco_inferno_1367Quando cheguei à queda de água, ao final da tarde de um dia abrasador, notava-se bem a diferença de temperatura. Estavam apenas João Gabriel e a namorada, ambos seduzidos pelo paraíso.

João Gabriel e a namorada
João Gabriel e a namorada

Nas palavras de João Gabriel é um lugar “maravilhoso, eu nunca vi água tão clara. É impressionante. A água enrola-se pela montanha, vem lá do alto é por isso que é gelada. Gostaria de entrar na lagoa mas a água está gelada.”
site_poco_inferno_1362Quando falei com eles tinham acabado de descer os degraus num penedo que, com a ajuda de uma escada metálica, faz a travessia sobre a ribeira de Leandres. No alto temos uma vista diferente, a perspetiva de profundidade da cascata.
site_poco_inferno_1386Gabriel conta que subiu as escadas, “em alguns sítios as pedras estão polidas e é preciso ter cuidado mas há corrimões e ajuda a travessia.  
Do alto há uma visão global e é mais percetível a transparência da água”.
site_poco_inferno_1377Neste mesmo dia tinham chegado de moto a partir de Lisboa e acharam o ambiente muito convidativo, fresco, pouca gente e o local está bem preservado.
Estamos a quase 1 100 metros de altitude, e no Inverno a água chega a gelar. No Verão podemos aproximar-nos da lagoa e sentir o fresco da água cristalina.
site_poco_inferno_1391A cascata funciona também como um miradouro da Serra da Estrela para o vale de Manteigas.
Há um espaço para descansar e lanchar. O acesso pode ser feito por trilhos ou por uma via para automóveis que estreita em algumas partes e exige cuidado mas, em termos gerais, o acesso é fácil e tem lugar para estacionamento.
Poço do Inferno ao Paraíso faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *