Os narcisos enchem de amarelo a ponte de Olivença ou da Ajuda no Outono e conquistaram a travessia que foi dinamitada por espanhóis em 1709 na sequência da Guerra da Sucessão espanhola.

Da ligação viária de Elvas a Olivença restam 5 arcos na margem esquerda e 8 arcos na margem direita do Guadiana.

O que resta da ponte do lado de Olivença
O que resta da ponte do lado de Olivença

O rio corre aqui pouco apertado – alarga-se um pouco mais à frente – , o entanto, a extensão da ponte ainda é considerável.

Vista geral da ponta a partir da capela da Senhora da Ajuda
Vista geral da ponta a partir da capela da Senhora da Ajuda

O tabuleiro teria 450 metros de comprimento e 5,5 metros de largura. A altura era superior a uma dezena de metros no ponto mais alto em relação ao Guadiana.

Sensivelmente a meio ergue-se parte da parede de um torreão. É o sinal de que a ponte de 1520 mandada construir por D. Manuel I tinha outras funções para além da ligação a Olivença.

Destaca-se a parede do torreão
Destaca-se a parede do torreão

Como diz Margarida Ribeiro, guia em Elvas, “é uma ponte fortaleza. O torreão revela objetivos defensivos.”
Nesta altura portugueses e castelhanos rivalizavam o território fronteiriço. site_ponte_olivenca_hdr2Mesmo nos séculos seguintes a instabilidade era permanente. Juntou-se o “mau humor” do Guadiana que também contribuiu para o desabamento de alguns arcos. Foram reconstruídos algumas décadas depois.
site_ponte_olivenca_4222O Guadiana agora está mais fraco, mostra parte do seu leito rochoso por onde podemos andar à procura da melhor perspetiva da ponte. Recomendo a visita ao pôr do sol pela beleza da paisagem e porque se conseguem ver muitas aves.
Perspectiva do alto da Nossa Senhora da AjudaHá dois locais de onde temos uma boa perspetiva de conjunto. No alto da margem esquerda do rio onde está a capela de Nossa Senhora da Ajuda.

Vista da nova ponte que liga Elvas a Olivença
Vista da nova ponte que liga Elvas a Olivença

O outro local é a partir da nova ponte construída no início deste século. Após o “irritante” caso de Olivença e a consequente híper sensibilidade diplomática foi o Estado português que custeou a sua construção.
site_espanha_fronteira_4266Neste jogo diplomático é interessante verificar que na margem direita do Guadiana o Estado espanhol assinala a entrada no país vizinho. Em sentido inverso não há qualquer placa a dizer “Portugal”.
Quanto à ponte antiga já houve várias tentativas para a sua reconstrução mas sem sucesso.
site_ponte_olivenca_4213Ainda no tempo da Monarquia, em 1903, D. Carlos fez uma promessa. A mesma intenção foi retomada 90 anos depois na Cimeira Luso-Espanhola e em 1995 passou a projeto. Um século depois do compromisso do governo do rei D. Carlos finalmente começaram as obras.

Ao final do dia são visveis várias aves e o local é também escolhido para passeios pedestres
Ao final do dia são visveis várias aves e o local é também escolhido para passeios pedestres

Foram os espanhóis que iniciaram a tarefa com o objetivo de se fazer um percurso pedonal. Pouco se avançou. Surgiram vários entraves e um deles foi completamente inesperado: os narcisos que tinham ocupado o tabuleiro do que restou da ponte.
site_ponte_olivenca_torreao_4252O número é considerável, decoram de amarelo a ponte no Outono e pertencem a uma espécie que corre o risco de extinção e por isso está protegida a nível internacional.5

A nova ponte foi paga por Portugal por as duas margens do rio estarem em "território português"
A nova ponte foi paga por Portugal por as duas margens do rio estarem em “território português”

Portugueses e castelhanos lutaram por este território. Construi-se a ponte original no século XIV para fortalecer a defesa de Olivença. Mais tarde uma nova ponte com potencial defensivo.

Onde a ponte foi dinamitada
Onde a ponte foi dinamitada

Os castelhanos também construíram a sua ponte fortaleza, em Badajoz e de maiores dimensões (continua a funcionar), lutaram, dinamitaram… e afinal o território acabou por ser conquistado pelos narcisos. Sinais dos tempos.
Aqui encontra um trabalho do Público com testemunhos de um historiador.
A Ponte está classificada como Imóvel de Interesse Público.

Margarida Ribeiro
Margarida Ribeiro

Narcisos conquistam a ponte de Olivença faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *