É preciso descobrir. Não se deixe influenciar pela primeira impressão. É enganadora. A visão geral esconde a ribeira e as casas de xistoUma visão geral esconde os recantos da aldeia que são muito bonitos, como também as paredes das casas escondem que são de xisto.
site_sobral_DSCF8930Muitas estão caiadas mas é apenas uma capa de modernidade. Uma forma de esconder o rústico quando o xisto estava associado à pobreza.

Não há muitos anos, em particular na zona mais antiga, junto à ribeira de Porsim, a paisagem urbana era toda de xisto.
site_sobral_6854A parte urbana de Sobral de São Miguel mais interessante é aqui, junto à ribeira. As construções de xisto cobrem as duas encostas.
site_sobral_DSCF8932Algumas têm mais de dois pisos e num dos lados os tons castanhos do xisto são apenas quebrados por uma fila de casas caiadas, pelo campanário branco da igreja Matriz.

Sobreiro que dizem ter mais de 500 anos
Sobreiro que dizem ter mais de 500 anos

Também pelo sobreiro que dizem ter mais de 500 anos.
Falei com uma senhora que tinha cortado meia dúzia de couves que transportava para o outro extremo da aldeia onde tinha quatro galinhas.
site_sobral_mulher_6851A horta fica numa zona bucólica junto a uma das três pontes que dá também acesso a um pequeno moinho de água. É propriedade de uma família que dividiram o uso pelos filhos.

Moinho de água
Moinho de água

No entanto, já trabalha pouco tempo, “os novos não se governam cá e os velhos já não podem”.

A agricultura, as minas da Panasqueira e pequenas unidades industriais encerraram ou deixaram de atrair os mais novos que foram para Lisboa ou para o estrangeiro. Alguns regressam por temporadas e, curiosamente, encontrei um casal em que o homem, francês, está muito mais entusiasmado com Sobral de São Miguel do que a mulher que nasceu na aldeia. O encontro foi num café junto à ribeira.

Fonte do Caratão
Fonte do Caratão

O dono é um artesão e todas as mesas foram feitas por ele e o café é vizinho da Ponte e da bonita fonte do Caratão.
Sobral de xisto de S. Miguel faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Roteiro pelas Aldeias de Xisto

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

4 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *