A serra da Estrela, na vertente sul, muda muita a paisagem consoante a estação do ano. Entre fragas enormes que esmagam o olhar, a Primavera dá agora uma nova vivacidade de cores e perfumes. Sucede à aridez do inverno que em algumas alturas ganha um manto branco. A neve aveluda a superfície e engrandece a fúria da ribeira de Cortes que desce a encosta íngreme desde as Penhas da Saúde.

Ribeira de Cortes

A ribeira aconchega-se depois num vale de vários quilómetros e acompanha a freguesia de Cortes do Meio, oferecendo paisagens invulgares.
“Tem muitos poços e cascatas. Tudo natural.” A sugestão de Márcio Reis é vermos “a ribeira toda porque os poços estão quase seguidos uns com os outros. Desde Cortes do Meio a Penhas da Saúde há muitos poços por explorar. Praticamente só eram conhecidos dos pastores quando havia rebanhos. Aconselho a visitar.”

Falei com Márcio Reis em Bouça, uma pequena localidade a cerca de 1.700 metros de altitude, e que tem acessos fáceis a poços e cascatas, alguns fazem parte dos preferidos.

Márcio Reis

O Poço do Forno Velho, o Poço da Formiga e as cascatas do Combarão. Temos ainda o Poço da Praia e do Embude. São estes onde vai a maior parte das pessoas. Há ainda o das Azenhas que tem muitas ruínas de moinhos. “
As cascatas do Comarão são facilmente visíveis a partir de uma ponte. De um lado temos o  Poço da Formiga, a montante a água despenha-se em várias cascatas. Não são muito altas, talvez três a quaro metros de altura, mas o enquadramento paisagístico é fantástico.
A intervenção humana é reduzida e a paisagem é apenas marcada por pequenas construções de granito que se agarram à encosta da serra. As casas foram recuperadas, “foi desenvolvido um projeto e algumas até funcionam para Turismo Rural.

Eram em pedra e tinham o telhado em colmo de palha. Eram os cortes. Para guardar o gado. Daí, o nome de Cortes do Meio.” À povoação e à Freguesia.A ribeira oferece em outros lugares pequenas cascatas, algumas junto a piscinas naturais. Ao todo estão registados quase duas dezenas de sítios e a Junta de Freguesia tem um mapa online
Algumas das cascatas mais conhecidas, além do Combarão,  são as do Poço da Cascata, Embude e da Monteira que no verão deverá dois moinhos reconstruídos e é onde se localiza a praia fluvial.

Nas margens da ribeira há vários vestígios de antigos engenhos de moagem e também um antigo lagar.
Há ainda um percurso pedestre, a Rota da Ribeira, de cerca de 9km, que acompanha a ribeira semiglaciar.

É ainda interessante o património cultural e edificado nas aldeias, com muitas fontes, ruas empedradas e casas típicas da Beira. Junta-se a fantástica paisagem da serra e o ambiente natural que só no verão passado, com a pandemia, foram descobertos por muitos portugueses. Descobriram também a simpatia dos anfitriões.

As cascatas de Cortes do Meio até ao cimo da Serra da Estrela faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *