São casas únicas e que facilmente se destacam pela cor branca no meio das encostas verdejantes da ilha de Santa Maria.
A arquitetura das casas é singular e resultam da influência dos povoadores oriundos do Algarve, Alentejo e Beiras.
Há uma matriz comum a muitas habitações que as identificam como a casa típica mariense.

Casa em Santa Bárbara
Casa em Santa Bárbara

São pequenas, retilíneas e desenhadas com um traço simples: “uma porta, uma janela de cada lado e um telhado de quatro águas. O acesso é feito por um balcão.” Seguindo as palavras de Laurinda Sousa.  “no interior destaca-se o forno onde apenas uma parte está dentro de casa. É como se fosse um acrescento arredondado à habitação. As casas são rebocadas de branco e têm uma faixa colorida em volta da porta e das janelas.”

Casa na Almagreira com chaminé de "mãos deitadas"
Casa na Almagreira com chaminé de “mãos postas”

A cor varia consoante a Freguesia. Em Santa Bárbara as faixas são azuis, na Almagreira são avermelhadas, no Santo Espírito são verdes, em São Pedro são amarelas e na Vila do Porto são cinzentas.

Uma das formas da chaminé redonda
Uma das formas da chaminé redonda

Outra particularidade interessante e que se destaca de forma bem evidente são as chaminés. “São de dois formatos. Uma é redonda e a outra é retangular, de mãos postas e é a mais antiga.” A de mãos postas é de influência alentejana e a redonda foi inicialmente atribuída a sua origem a povoadores algarvios.
site_chamnine_vapor_casa_2312Mas, como sublinha Laurinda Sousa, “entretanto, verificou-se que as chaminés redondas surgiram apenas no início do século XX e a sua forma deve ser inspirada nas chaminés dos barcos a vapor”. Admite-se que tenham sido introduzidas por emigrantes que regressaram do Brasil.
Outra caraterística do povoamento de Santa Maria é que as casas estão dispersas.
site_casa_tipica_1052O casario acompanha o declive das encostas e em alguns casos até aproveitam o desnível para fazer uma loja da habitação.
As casas são construídas com materiais da ilha: a pedra de basalto e a madeira da cryptomeria que é muito usada nos telhados por ser leve. Ajuda também a criar um ambiente mais acolhedor num espaço interior que era habitualmente muito pequeno.

Interior da casa na área do forno
Interior da casa na área do forno

Este é um dos motivos porque muitas casas tradicionais estão a ser transformadas e em alguns casos descaracterizam o formato tradicional. Ainda se conseguem ver muitas casas com a traça original em pequenos núcleos rurais.

Casa de Laurinda Sousa em Santa Bárbara com parte do forno recuado
Casa de Laurinda Sousa em Santa Bárbara com parte do forno recuado

Laurinda Sousa é proprietária de algumas casas que ainda preservam a arquitectura tradicional. Uma delas, a Casa do Norte, na zona de Santa Bárbara, faz parte das Casas Açorianas de alojamento para turistas. Ela diz que os turistas ficam encantados com a simplicidade da casa, a sua arquitetura linear e também com o enquadramento da montanha e do mar. Além do magnifico pôr do sol.

Screenshot 2019-02-20 at 00.40.26Este programa contou com ajuda à produção da Ilha Verde Rent a Car

Ver Roteiros pela ilha de Santa Maria

As chaminés das casas Santa Maria faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *