A ilha de Santa Maria é a irmã mais velha do arquipélago dos Açores. Tem cerca de seis milhões de anos, mais do dobro da idade das restantes.Tem ainda outra particularidade: foi ilha duas vezes.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=uXdcJbe4cUY]
Por este motivo um dos elementos naturais que marcam a ilha e o Parque Natural são as diversas formações geológicas. O chão que pisamos e que está em camadas. Por exemplo, podemos ver lavas submarinas que agora estão a 120 metros acima do nível do mar.

Cascata de Aveiro
Cascata de Aveiro

Há ainda um percurso pedestre pela costa sul que passa pelo Monumento Natural da Pedreira do Campo, do Figueiral e Prainha e que também nos revela fósseis marinhos.

site_miradouro_barreiro2_hdrNa costa norte um outro geossitio interessante é o Barreiro da Faneca. É o chamado “Deserto Vermelho dos Açores” com uma área superior a 800 hectares. É uma zona árida constituída por cinzas vulcânicas lançadas há cerca de 4 milhões de anos. Na altura o clima era muito quente e húmido e as cinzas oxidaram e ficaram com esta cor avermelhada.

Poço da Pedreira
Poço da Pedreira

O Poço da Pedreira é um outro geossitio interessante mas este foi formado por intervenção humana. É um cone vulcânico de escórias basálticas. Também tem uma cor avermelhada e vê-se ainda uma parede enorme que foi cortada a direito. Até meados do século passado cortavam grandes blocos de pedra que eram usados na construção civil.

Poço da Pedreira
Poço da Pedreira

Formou-se entretanto um pequeno lago e é refúgio de alguns animais.
Do Poço da Pedreira temos uma vista ampla para o Vale do Salto, por onde passa a ribeira que vai para São Lourenço.

São Lourenço
São Lourenço

Leva-nos para uma paisagem magnifica também resultante da intervenção humana: vinha plantadas em sucalcos que sobem as arribas.

Ponta do Castelo
Ponta do Castelo

Esta parte da ilha, com a Ponta do Castelo e o seu icónico farol, constituem uma das zonas mais interessantes de Santa Maria.

São também refúgio e local de nidificação para as aves. Outro santuário é o Ilhéu da Vila. Conforme sublinha Rita Gago da Câmara, directora do Parque Natural de Santa Maria, o ilhéu é uma Reserva Natural devido à nidificação de aves marinhas. Uma delas, a Alma Negra, em todo o arquipélago só nidifica no Ilhéu da Vila.
site_miradouro_barreiro3_hdrNo Pico Alto o ponto mais alto da ilha com uma elevação de quase 600 metros de altitude, encontramos algumas espécies únicas. “Além de algumas espécies endémicas é possível ver ,com alguma paciência e sorte, caracóis, aranhas e escaravelhos que só existem nesta zona”.

No Pico Alto temos uma vista soberba de toda a ilha. Há muitos outros miradouros onde se revela a beleza natural da ilha, como por exemplo o de Fontinhas, próximo da Reserva Florestal.

Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo 
Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo

Para um conhecimento mais profundo e para se inteirar dos melhores percursos pode visitar o Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo na Vila do Porto.

Rita Gago da Câmara
Rita Gago da Câmara

Screenshot 2019-02-20 at 00.40.26Este programa contou com ajuda à produção da Ilha Verde Rent a Car

Santa Maria que já foi ilha duas vezes faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *