A natureza criou para si um paraíso e isolou-o no meio do Atlântico. O arquipélago dos Açores é deslumbrante e uma das ilhas com maior diversidade de riqueza natural é São Miguel. O Parque Natural tem 23 áreas protegidas.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=fSb37x3l_C8]
Salvaguarda, por exemplo Monumentos Naturais, como a Caldeira Velha ou a Lagoa do Fogo, como também um vale que é um trabalho conjunto do homem e da natureza, nos últimos quatro séculos, quando adormeceu o vulcão das Furnas.

Lagoa do Fogo
Lagoa do Fogo

Conforme sublinha Hélia Palha, directora do Parque natural de S. Miguel, toda a população está relacionada com o vulcão. “É o único sitio do Mundo onde as pessoas vivem na boca de um vulcão.

Fumarolas onde se faz o Cozido das Furnas
Fumarolas onde se faz o Cozido das Furnas

É o único sitio do mundo onde se cozinha directamente na caldeira, o cozido que é um prato tradicional. A nível religioso e cultural há também uma grande relação com o vulcanismo e a sismicidade, com procissões e preces que vêm do passado.”

Lago de água termal na Terra Nostra
Lago de água termal na Terra Nostra

As Furnas são também a maior hidrópole do Mundo em termos de variedade de águas termais e minerais. O microclima e o trabalho do homem fizeram das Furnas um jardim e é o local mais procurado pelos visitantes.

Piscinas de água quente  da Dona. Beija nas Furnas
Piscinas de água quente da Dona. Beija nas Furnas

O outro postal ilustrado da ilha é a Lagoa das Sete Cidades, com as duas cores e rodeada de verde. Algumas plantas existem só aqui como a Angélica.

Sete Cidades
Sete Cidades

Antes as pessoas limitavam-se a avistar a lagoa do alto da Vista do Rei. Agora não. No testemunho de Hélia Palha, os visitantes vão próximo da lagoa, fazem trilhos, observam aves e tiram partido do apoio local para actividades na água como canoas e kayak.
site_tradicampo_2668Menos visitado mas igualmente com uma riqueza natural e paisagens deslumbrantes é a zona do Nordeste.

Costa Norte de S. Miguel
Costa Norte de S. Miguel

O Parque Natural e responsáveis regionais pretendem incentivar a visitação desta parte da ilha porque é uma zona mais rural, mais genuína. Tem cascatas e muitos trilhos. Um dos mais conhecidos é ao Pico da Vara.

O Nordeste é muito rural e genuíno
O Nordeste é muito rural e genuíno

Há cada vez mais visitantes estrangeiros a procurarem o Nordeste para caminhadas nos trilhos. É também a recomendação de Hélia Palha.
A melhor forma de descobrir a natureza dos Açores é caminhar e em toda a ilha há quatro centros interpretativos que ajudam os visitantes com informação útil e detalhes da riqueza natural: um nas Furnas, outro na Lagoa das Sete Cidades, o Centro de Interpretação da cultura do Ananás, na Fajã de Baixo e o Centro de Interpretação da Caldeira Velha.

Povoação
Povoação

Por último e não menos importante. A actividade económica dos açorianos já passou por vários ciclos baseados em produtos específicos. Hoje é consensual e assimilado pela generalidade da população que a maior riqueza é o património natural.

A harmonia da Natureza com a intervenção humana nas Furnas
Furnas

Em várias partes do arquipélago é comum pessoas de vários grupos sócio-económicos salientarem da importância da salvaguarda do ambiente e do valor do património natural como um recurso valioso e que importa preservar na perspectiva de um turismo sustentável.
Screenshot 2019-02-20 at 00.40.26
Este programa contou com ajuda à produção da Ilha Verde Rent a Car

Hélia Palha, Directora do Parque Natural de S. Miguel
Hélia Palha, Directora do Parque Natural de S. Miguel

Parque Natural de S. Miguel: o maior e mais diverso paraíso nos Açores faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *