Salgueiro Maia nasceu em Castelo de Vide há 76 anos. A data é assinalidada na mesma altura em que está a ser criada a Casa da Cidadania Salgueiro Maia que vai ficar com o seu espólio e que fica num dos lugares mais emblemáticos da vila.

site_castelo_vide_smaia_0460É no castelo e concretiza o segundo desejo do capitão de Abril. O primeiro é que fosse enterrado em campa rasa na sua terra natal. O outro era um espaço museológico com o espólio que legou ao município.
Um dos objetos, com grande simbolismo, é o megafone que o então capitão utilizou para intimidar Marcelo Caetano e os militares que se encontravam no interior do Quartel do Carmo em Lisboa.

Monumento dedicado a Salgueiro Maia em Castelo de Vide
Monumento dedicado a Salgueiro Maia em Castelo de Vide

Na vila há também uma escultura, um busto e um largo dedicado a Salgueiro Maia. No ano passado foi acrescentada uma chaimite V-200 igual à utilizada por Salgueiro Maia no dia 25 de Abril de 1974. Fica mesmo ao lado da bonita igreja Matriz e no caminho para a judiaria e o castelo.
É um percurso recomendado porque passamos por um dos ícones de Castelo de Vide, a Fonte da Vila.

Fonte da Vila
Fonte da Vila

Tem seis colunas em mármore que suportam uma cobertura triangular. A fonte está ornamentada e tem o escudo português.
siteg_castelo_vide_sinagoga_0405A subida para o castelo leva-nos à sinagoga onde podemos ver alguma da herança dos judeus em Castelo de Vide. Uma presença muito dinâmica nos séculos XIV e XV. Foi com eles que a população começou a viver extramuros da fortaleza.
site_castelo_vide_judiaria_0455As ruas e as casas da judiaria mantêm a traça medieval que se sente de forma mais intensa na zona interior do castelo.
site_castelo_vide1_hdrA fortaleza está no alto de um morro, vê-se bem ao longe e conforme descreve Glória Montinho, técnica de Turismo, o interior muralhado ainda é habitado e tem uma dimensão considerável.
site_castelo_vide_DSCF0870Existe ainda a antiga cadeia e casa da Câmara, a igreja de N. Senhora da Alegria e ainda a Casa de Matos onde D. Dinis recebeu os embaixadores para a assinatura do acordo de casamento com a futura Rainha Santa Isabel.
site_castelo_vide_castelo_0493fAo passarmos o túnel de entrada do castelo percebemos de imediato a robustez da fortificação. Também porque está classificado como Monumento Nacional.

Armazém das Armas, sala onde vai ficar a Casa da Cidadania Salgueiro Maia
Armazém das Armas, sala onde vai ficar a Casa da Cidadania Salgueiro Maia

Destaca-se o Armazém das Armas, um espaço amplo onde vai ficar a Casa da Cidadania Salgueiro Maia.
site_castelo_vide_castelo_0466Subimos umas escadas que nos leva à cobertura do Armazém e de seguida à torre de menagem. Somos premiados com uma paisagem espetacular da vila, da serra de S. Mamede e a vista alcança o castelo de Marvão.
site_castelo_vide2_hdrTemos uma visão de conjunto da vila, do casario, da judiaria, dos campanários das igrejas e do verde da serra que nos revela o clima mais fresco e muito diferente do Alto Alentejo.

Uma das dezenas de portas góticas
Uma das dezenas de portas góticas

É igualmente interessante passear nas ruas, descobrir dezenas de casas com portas góticas, edifícios históricos como a Casa Amarela ou a Casa Mouzinho da Silveira que ostenta as armas da família.

Casa da autoria do arquiteto Ernesto Korrodi
Casa da autoria do arquiteto Ernesto Korrodi

No final da rua de Olivença, mesmo ao chegar ao jardim, tem de olhar com atenção para a fachada de uma casa com estilo arte nova. É uma obra do arquiteto Ernesto Korrodi.
site_castelo_vide_0335Na estrada para Castelo de Vide é obrigatório parar junto à fonte de quatro bicas em mármore com decorações de golfinhos. É a Fonte do Martinho. Este sítio oferece ainda um bom ponto de vista da altura da encosta da vila, cheio de casas e como se sente protegida pelo castelo.
site_castelo_vide_castelo_0474Castelo de Vide e da Cidadania Salgueiro Maia faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Artigo publicado em Julho de 2019 e atualizado em 22 Abril de 2020.

Ver Roteiros no concelho de Castelo de Vide

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *