Passados complexos. Futuros diversos

Linha do Vouga – uma visita virtual realizada por Paula Azevedo, arquitecta da Unidade de Património Histórico e Cultural da IP Património, e Rosa Gomes e Ana Sousa, historiadoras da Comboios de Portugal.

 

A Linha do Vouga é a única linha ferroviária em via estreita ainda em exploração, com vocação turística e que, de acordo com o Plano Nacional de Investimentos (PNI) vai ser requalificada de Aveiro a Espinho.
Para a abordagem do tema DIMS deste ano a IP-Infraestruturas de Portugal, a IP Património e a CP-Comboios de Portugal propõem uma visita guiada virtual à Linha do Vouga: Passado e Futuro, nas vertentes histórica, arquitetónica e paisagística, com incidência na construção da linha, tipologia dos edifícios, áreas ajardinadas (os denominados jardins das estações) e outras componentes que dão forma à paisagem ferroviária “dentro de muros”.
Está prevista a emissão de um programa radiofónico “Vou ali e já venho” sobre os jardins das estações da Linha do Vouga e ao Núcleo Museológico de Macinhata do Vouga, programa que irá para o ar aquando da abertura do referido Núcleo Museológico.

A Linha do Vouga – Plateia de beleza

Ecopista do Vouga

Estações

A expressão da paisagem – Da janela do “Vouguinha”

O sítio do Rio Vouga

Jardins das estações

Núcleo Museológico de Macinhata do Vouga

Bibliografia

9 Comments

  1. Maria Emília Pinto Pires

    Parabéns pelo excelente trabalho e muito obrigada pela colaboração.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *