Lavacolhos é muito conhecida pela tradição dos bombos, mas no Verão é também procurada pela bonita e refrescante praia fluvial.

Lavacolhos fica entre a Gardunha e a Estrela e ao lado da ponte de uma rodovia que faz a ligação entres as duas serras que se situa a praia fluvial.

De certa forma é um caminho idêntico ao da ribeira da Gardunha que se vai encontrar com o rio Zêzere.

A ribeira da Gardunha surge entre denso arvoredo e o leito é largo. Depois fica comprimido entre muros de pequenas hortas e do extenso relvado da praia fluvial.

Praia fluvial com as comportas fechadas
@Câmara Municipal do Fundão

Quando fecham as comportas, no Verão, abre-se a correnteza de visitantes. “Está sempre cheio de visitantes. São daqui e de outros sítios, alguns até chegam de longe. Alguns trazem comida e ficam aqui todo o dia”.

José Frade vive em Lavacolhos e antecipou-se ao Verão quando falei com ele e um grupo de familiares. Estavam a fazer um piquenique, aproveitando as estruturas de apoio e ele regressava à juventude quando vinha aqui tomar banho. “Sim, mas havia mais sítios quando eu era jovem. O poço da cal, passadiços …”

Praia fluvial com as comportas fechadas @Câmara Municipal do Fundão

Agora recorrem a um açude, fecham as comportas “e a água fica muito alta. A ribeira está sempre a correr ao longo do ano. Vem fresca porque há muitas nascentes ao longo do percurso, vai sempre renovando.”

Ainda vemos testemunhos do antigo aproveitamento da água.
Escondido num recanto, entre várias árvores que dão sombra e encanto à ribeira, vemos o que resta de um antigo moinho. “Havia um moinho e um lagar de azeite. Estes moinhos são muito antigos. Na altura havia muitos, mas agora não.”

Em redor da praia há poucos terrenos cultivados. A paisagem é dominada por floresta. Dão uma envolvência verde à praia fluvial.

O dia pode ser complementado com uma visita à aldeia que fica muito próximo. Um dos lugares de visita é a Casa do Bombo que evidencia a tradição dos bombos na Cova da Beira, em particular em Lavacolhos. “E continua. Há um senhor que faz e também toca. O fabrico ainda é artesanal, as peles são de cabra, da região. Há um grupo que toca. Tem os bombos, uma caixa e um pífaro. São 5 ou 6. São convidados e vão às aldeias, a Lisboa, a vários sítios. A tradição é antiga, os bombos de Lavacolhos são muito conhecidos.”

O grupo Bombos de Lavacolhos tem a sede na Casa do Bombo onde podemos aprender a tocar.
Lavacolhos pertence ao concelho do Fundão, está a pouco mais de uma dezena de quilómetros da sede de concelho e tem bons acessos rodoviários.

Ver roteiro no concelho de Fundão

Toca a bombar até à praia fluvial de Lavacolhos faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *