O Baloiço Javali está no miradouro de Nossa Senhora do Pilar, onde temos uma das mais belas vistas da Beira Baixa. É na estrada que sobe a serra a caminho do Sabugal, numa pequena zona de descanso. Vemos a aldeia de Meimão rodeada de duas enormes lagoas que são parte da albufeira da barragem da Meimoa.

site_cabecalho_baloico_meimao_DSCF0939Um baloiço com cinco metros de altura e dois assentos namora a paisagem verde e azul, que “é magnifica. Há muitas pessoas que param neste sítio para tirarem fotos. É linda a paisagem. A vista apanha parte da barragem, a freguesia e depois a serra.”

A serra é a da Malcata que se destaca no horizonte e que está muito associada ao Lince. No entanto, o baloiço evoca o javali que está representado no topo da estrutura e também no brasão da Freguesia a que preside André Silva: “o javali e quatro espigas de trigo. Antes estas terras eram semeadas de trigo e havia muitos javalis que iam para essas searas alimentarem-se.

A conversa com André Silva foi ao lado do baloiço que fazia alguns ajustamentos dias depois do baloiço ser instalado. Ele próprio destacava como as noticias sobre baloiços correm depressa. “

O baloiço foi colocado no sábado à tarde. Depois de ser colocada informação no site abaloiçar, vieram logo muitas pessoas.

No domingo passei cá e havia muitas pessoas que não eram conhecidas da zona. Tem havido muitos comentários, likes e partilhas nas redes sociais acerca do baloiço. É uma ideia engraçada. É novo na Freguesia, no concelho de Penamacor também não há mais nenhum. É uma novidade.”

A recetividade foi de tal forma positiva que André Silva, na altura, projetava alargar a iniciativa a outros locais. “Sim, estamos a pensar junto ao parque, numa zona de lazer próximo da barragem e junto à água. Depois, talvez, criar mais algum na freguesia e incentivar os outros presidentes de Junta de Freguesia a fazerem baloiços e criar-se uma rede de baloiços no concelho.”

André Silva, Presidente da Junta de Freguesia de Meimão

A estrutura dos baloiços no Miradouro da Senhora do Pilar é em madeira e tem um ar rústico. “É madeira de castanheiro. Há muitos na freguesia. É uma árvore muito resistente. Mesmo depois de seca aguenta muitos anos.”

A albufeira de Meimão é aproveitada para praia fluvial e é também um dos acessos à Reserva Natural da Malcata.
A magnifica vista do Baloiço Javali em Meimão faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Roteiro no concelho de Penamacor:

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *