“Do lixo faço arte” é o nome da instalação que retrata um presépio e que consegue um efeito visual surpreendente. É de um presépio que recicla lixo e pode ser visto no antigo salão dos bombeiros voluntários de Mértola até 6 de Janeiro.
site_presepio_mertola2Retrata “a gruta de Belém” com as figuras convencionais do presépio, a sagrada família e muitas outras figuras como por exemplo animais. Todas em tamanho real.
O autor é António Costa e recorreu a materiais reciclados.
site_presepio_mertola4As figuras e os cenários são feitos com materiais recicláveis como por exemplo tecidos, papel e objectos de cerâmica. Recorreu também a motores de electrodomésticos que encontrou no lixo e “pensei com isso dar vida a algumas imagens”.
site_presepio_mertola7O resultado é muito interessante e de facto o movimento das figuras, da água a correr e o efeito das luzes intensifica o ambiente do presépio e revela também uma outra mensagem. Diz António Costa que “é uma maneira de mostrar às pessoas que o que é velho e não tem utilidade pode ser aproveitado para fazer um trabalho magnifico”.
site_presepio_mertola3O que surpreende ainda mais é que António Costa é pedreiro de profissão. Desde muito novo gostava de criar figuras com materiais que encontrava no campo e este projecto foi despoletado numa visita ao presépio da Praça de S. Pedro em Roma.
site_presepio_mertola5O presépio levou mais de um ano a produzir e só a montagem prolonga-se por cerca de dois meses. O projecto foi terminado há algum tempo mas tem sido acrescentado com novas figuras.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=0AVMnd95BvI&w=560&h=315]A emissão deste episódio, Do lixo se faz um presépio, pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *