Na ilha de S. Jorge há vários tipos de moinhos de vento e de água. Nas encostas à beira das estradas é frequente encontrar os de água. Um dos enquadramentos mais interessantes é na estrada para a Fajã dos Vimes.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=0mr0iKA3YCM&w=560&h=315]Distinguem-se também os moinhos movidos a vento que têm uma forma triangular e com rodas. Giram para se adaptarem à direção do vento. São vermelhos e é possível ver alguns exemplares na Fajã Grande.
site_moinhos2_7941Talvez os mais singulares são os moinhos de pás de madeira que estão fixas numa estrutura também de madeira, arredondada e muito mais estreita do que a dos outros moinhos.
Estão também pintados de vermelho e em toda a ilha deve haver uma dezena de exemplares. siteG_moinhos_7934Alguns estão num lugar chamado Manadas e outros junto ao mar em Urzelina.

Devido ao volume e ao peso ser menor, estes moinhos giram facilmente, Um homem com um pau consegue facilmente direcionar o moinho para o vento.

siteG_moinhos_7931São moinhos únicos em todo o mundo e são uma invenção de um jorgense. Zé do Moio foi o inventor, em meados do século passado. O modelo foi depois replicado por outros jorgenses.
Zé do Moio também inventou relógios de madeira e ficou igualmente conhecido pela tentativa da avioneta de madeira movida a pedais. Segundo conta o engenheiro Manuel Brasil, a base de lançamento foi um pinheiro alto, próximo da casa. Convenceu o irmão a fazer o teste ao aparelho, deu-lhe um empurrão e a avioneta planou uma dezena de metros, passou por cima de uma estrada e caiu logo a seguir no meio de bananeiras. O ensaio não foi repetido.
siteG_moinhos_7935Era conhecido como Zé do Moio porque vivia num local com sessenta “alqueires” (uma forma de medição típica das ilhas açorianas) e que vulgarmente era designado como um moio.
Da avioneta e dos relógios de madeira não há vestígios mas os moinhos de pás de madeira são facilmente identificáveis e alguns foram restaurados recentemente.
O inventor dos moinhos de S. Jorge faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_BaixoO inventor dos moinhos de S. Jorge

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *