O enquadramento natural provoca de imediato uma reação de deslumbramento.
Uma estrada de terra batida acompanha num quilómetro e meio a Vala Real e termina num bico de terra, o Bico da Goiva, e o movimento do olhar é acompanhado pelo balouçar para o Tejo.

“Sentar e sentir” é o que está escrito no assento do baloiço. Isso mesmo, sentar e baloiçar mesmo em frente do rio. No meio de uma nesga de terra, sedimentada por árvores que nos protegem com sombra e com tranquilidade.

“É maravilhosa. Quase todos os dias vimos almoçar e gostamos de ficar aqui. É supertranquilo e gostamos muito da paisagem e da tranquilidade”. A descrição é de Nélia Rangel que estava com uma amiga a almoçar no pequeno parque de merendas próximo de Salvaterra de Magos.

O espaço foi reabilitado e recentemente foi acrescentado o Baloiço Bico da Goiva. De imediato despertou a atenção. “Por brincadeira comecei a colocar algumas fotos deste local no meu Facebook e vários amigos têm perguntado onde fica e a partir dai muita gente tem vindo visitar.”

A parte final da Vala Real acompanha o espaço de lazer que termina no Bico da Goiva. Há muitas árvores e o parque de merendas é muito procurado ao fim de semana.

O rio Tejo domina o horizonte, a paisagem é ainda distraída com o voo de aves, por vezes passa um barco na Vala Real. O ambiente é muito calmo. Apenas ao fim de semana o parque de merendas tem mais gente. Nos outros dias é um refúgio que tem o senão do mergulho no rio.

Nélia Rangel

“Aqui não. Na nossa zona, para se tomar banho, temos a Praia Doce que é mais acima. Aqui não, é só para ver.  E baloiçar à vontade. Há ainda desportos náuticos. Saem no cais da Vala e entram no rio Tejo.”

No cais da Vala está o Clube Náutico de Salvaterra de Magos. Podemos complementar o baloiçar no Bico da Goiva com uma visita ao Museu do Rio que se localiza igualmente no cais.

Para revisitar outras viagens, como por exemplo da família real que se deslocava em bergantins, em barcos à vela de dois mastros, de Lisboa até Salvaterra de Magos. Vinham à ópera, teatro e caçar com falcões.

O acesso ao Bico da Goiva é fácil.  Seguir a estrada de Salvaterra para Escaroupim e logo a seguir ao cais da Vala Real começa a estrada de terra batida. Está sinalizado o baloiço.

“Sentar e sentir” o Tejo no Baloiço Bico da Goiva faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *