Um universo de tons amarelos e castanhos decora as encostas escarpadas e ingremes que nos levam a várias cascatas na Mata da Margaraça.
Uma delas, com cerca de duas dezenas de metros de altura, a Fraga da Pena, é um dos postais ilustrados da serra do Açor.

A Mata da Margaraça tem uma vegetação densa com muitos castanheiros, carvalhos e medronheiros e está inserida na Área Protegida da Serra do Açor.
O acesso é fácil. Um dos caminhos é de poucas centenas de metros, a partir da estrada, e passa por um pequeno parque.

A cascata surpreende com um cenário idílico. A queda de água, uma pequena lagoa e uma ponte de madeira, entre os blocos graníticos cobertos de musgo. A ponte está de frente para a cascata e é o posto frequente de qualquer fotógrafo.

Ricardo Dias costuma vir aqui, com o objetivo de fotografar a natureza e a uma das estações do ano que recomenda é agora. “No Outono as folhas ficam com um tom mais amarelado, mais quente.
A vegetação é deslumbrante e há um grande contraste de luz com o sol a incidir entre a vegetação.”

Em relação à cascata, habitualmente corre com muita água nesta altura do ano e é fria.
Para descobrirmos outras quedas de água e inserir-nos no ambiente mais denso da mata.

Há um caminho relativamente ingreme que contorna o bloco granítico da Fraga da Pena.
Do alto vemos o vale e o poço onde se despenha a cascata

Várias linhas de escadas acompanham as encostas escarpadas e ingremes. As roupas coloridas dos visitantes destacam-se entre a vegetação densa e verde.

O percurso é entre construções de xisto. Pequenas fontes ou antigos moinhos. Mais à frente o caminho acompanha uma levada que nos encaminha para as outras cascatas. Somos cada vez mais envolvidos pela Mata.

O leito da ribeira fica decorado com folhas castanhas e tons amarelos são refletidos nos pequenos espelhos de água. As cores e o som da ribeira dominam completamente os nossos sentidos e o ambiente e de isolamento, envolvidos pela natureza.
Fraga da Pena e outras cascatas na Mata da Margaraça e das cores de Outono faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *