As pontes favorecem a mobilidade mas a da Covilhã supera largamente essa função.
O autor, o arquiteto João Carrilho da Graça diz que é uma ponte sexy e devido a esta estrutura uma revista classificou a Covilhã como um dos sete destinos do mundo mais interessantes em termos de design e o El País destacava-a como uma das 20 pontes mais fascinantes.

A ponte pedonal sobre a Ribeira da Carpinteira foi inaugurada em Setembro de 2009 e é uma obra do arquiteto João Carrilho da Graça e do engenheiro Adão da Fonseca.

O vale da Ribeira

Facilita imenso a vida às pessoas que todos os dias se deslocam entre o bairro dos Penedos Altos e o centro da cidade. O tabuleiro com 220 metros de extensão e quase 60 metros de altura em relação ao leito da ribeira evita que as pessoas tenham de percorrer uma larga distancia por caminhos e estradas que serpenteiam a ribeira e a encosta da Serra da Estrela.

A ponte é muito bonita e tem um excelente enquadramento paisagístico. Carrilho da Graça disse que gosta imenso deste projecto porque tem uma grande simplicidade e uma grande eficácia.
O tabuleiro da ponte em forma de U, tem cerca de 4,5 metros de largura.

Revestimento de madeira no interior da ponte

As vigas estão revestidas na parte interior por madeira escura e no exterior o revestimento é em aço. Domina o preto e branco. O mesmo se passa com os pilares. Dois deles são em betão e têm a forma circular semelhante a um parafuso.

A ponte na zona central

Um dos motivos porque a ponte é muito bonita e surpreende o olhar é porque é uma linha que atravessa o vale mas não a direito. Próximo da zona central faz uma curva para ficar perpendicular ao vale da ribeira.
Por este motivo Carrilho da Graça diz que é uma ponte sexy devido às curvas que a tornam extraordinariamente elegante, como numa topmodel.

A Cova da Beira

A envolvência também surpreende o olhar. De um lado a Serra da Estrela, do outro a Cova da Beira. O vale da ribeira é a zona de passagem e é lindíssimo, é um universo que não pertence aos nossos tempos.
É uma zona da cidade com espaços verdes, antigas fábricas de lanifícios e prédios de habitação que galgam a encosta da serra.

Os elevadores e a ponte

Um dos extremos da ponte, no bairro dos Penedos Altos, desagua nas Piscinas Municipais. No extremo que dá para o centro da cidade temos mais duas estruturas que fazem um casamento perfeito com a ponte. São dois elevadores públicos com uma arquitectura muito parecida com a travessia e foram construídos mais tarde, em 2015.

A ponte vista de um elevador

Diferem apenas nas cores com o vermelho a dominar. Os elevadores fazem a ligação ao o jardim da zona histórica da cidade.
No jardim há um dos muitos miradouros da Covilhã e temos uma perspectiva interessante dos elevadores a constituírem uma linha que tem continuidade com o tabuleiro da ponte.

Vista do extremo das Piscinas Municipais

Vale a pena ficar uns minutos a contemplar a vista como também fazer o percurso a pé. As perspectivas mudam radicalmente e não nos surpreendemos por ser um dos lugares eleitos para passear, correr ou namorar.

Recentemente o El País considerou a ponte de Carrilho da Graça como uma 20 mais fascinantes, catalogando-a de Geometría fragmentada.
A revista Travel + Leisure escolheu em Janeiro de 2011 a ponte como um dos sete destinos relacionados com design mais interessantes do mundo.
O projeto de arquitetura também recebeu vários prémios internacionais.

Mural na Covilhã

Uma outra aposta da Covilhã de “arte na rua” é mais recente e tem como pólo o Wool com vários artistas a produzirem peças de arte urbana. No Aqui Há Beira encontra informação sobre a programação cultural deste evento e de outras atividades na Covilhã.

A ponte sexy da Covilhã faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.
Ver Roteiros pelo concelho da Covilhã

6 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *