É um anel de beleza natural e um recanto de frescura no verão com água límpida e fresca.
É uma das piscinas naturais mais bonitas que eu já vi”, disse-nos uma jovem espanhola que tinha acabado de mergulhar no “poço”.

A água está sempre a correr, com a pureza e a temperatura da serra da Estrela. Não se estranha que a água, habitualmente, seja “muito fria. No entanto, estou encantada. Pelo sitio e porque gostamos muito de saltar para a água. Fica perfeito.”

Ela saltou da rocha que forma o anel da cascata que tem cerca de 4 metros de altura. A água na piscina natural é transparente e a profundidade ronda os três metros, “foi o que me disseram. Podemos saltar para a água sem problemas, não há perigo.”

Depois do salto apareceu a amiga, também espanhola, que está a estudar na Universidade da Covilhã e descobriram a cascata e a piscina natural de Paul no Google Maps, “sítios de interesse próximo da Covilhã. É muito bonito. Quando o vimos pela primeira vez ficamos encantadas.”

Têm toda a razão porque, de facto, é um recanto muito bonito. Estamos rodeados de árvores e um anel de rochas grandes reforça a sensação de isolamento.

A ribeira surge num percurso plano, calmo e o leito é acompanhado por um túnel de árvores.

Depois é surpreendida com a queda de água e um pouco mais à frente a ribeira volta a serenar, próximo de um pequeno areal.

Aqui há uma pequena cascata e forma-se uma nova piscina natural, mas com menos profundidade.
A ribeira segue o seu caminho descendente da Serra da Estrela e, algumas centenas de metros depois, volta a ter mais duas cascatas.

Antecipa a praia fluvial de Paul que está a ganhar novas estruturas de apoio e ajuda a diversificar os pontos de interesse dos visitantes, como nos disse Jorge Pedro, residente em Paul – é uma zona cheia de ribeiras e de poços devido aos açudes que foram construídos. Perto de um açude há sempre um poço. É uma ribeira muito extensa e tem muitos poços.”

A dispersão por vários locais ajuda a manter o ambiente agradável na piscina natural, até porque o espaço não é grande. Temos de nos adaptar à rudeza das rochas que, apesar de tudo, têm superfícies muito polidas e que dá para estender a toalha. Outra possibilidade é o pequeno areal.

A vila de Paul pertence ao concelho da Covilhã, está no sopé da serra da Estrela e preserva muitas tradições. Uma delas é a festa da jeropiga dedicada a Santa Bebiana.

O encanto “perfeito” da cascata e da piscina natural de Paul faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *