Os moinhos de Souto Bom encontram-se num dos pontos mais altos da serra do Caramulo. Muitos foram recuperados após terem sido destruídos por um incêndio como também um passadiço que nos leva próximo da ribeira da Pena.
Na subida da serra, a caminho de Souto Bom, ficamos de imediato seduzidos pela paisagem que se perde num extenso horizonte. Para o vale de Besteiros que se estende para além de Tondela.

A subida é ingreme, as curvas da estrada são apertadas e no meio de uma delas surge uma fonte com água a avisar-nos que temos de parar porque estamos nos moinhos de Souto Bom.

A bonita aldeia fica um pouco mais para cima. Primeiro vamos ver a ribeira da Pena e sete azenhas que foram recuperadas.

A abundância de água permitiu o vale estreito recuperar alguma vegetação após o brutal incêndio que em 2017 destruiu parte significativa do Caramulo.
Os moinhos arderam todos e sete já foram recuperados.  As plataformas de madeira por onde caminhamos são novas.

Formam um emaranhado de pequenos passadiços que nos levam junto dos moinhos de granito, de pequenos cursos de água, mós e placas com informação sobre vários planetas.

Os moinhos fazem parte de um projecto pedagógico e, à escala, representa o sistema solar.

Diz Mariana Rebelo, que trabalha num restaurante em Souto Bom, que muitos visitantes “acham engraçado o lugar e o conjunto de moinhos.
É num local agradável e está num sítio muito bonito. Lamentam a destruição com o incêndio, mas também verificam que está em recuperação.”

É na antiga escola primária de Souto Bom que funciona o Centro de Recepção e Acolhimento do projeto pedagógico dos moinhos, mas temos de subir mais um pouco o Caramulo, até ao casario mais antigo. À capela, casas típicas da Beira com os balcões, espigueiros, ruas estreitas e com pouca gente.

Como testemunha Mariana Rebelo, “aqui a maioria das pessoas é mais idosa. Há poucos jovens. É uma aldeia acolhedora. Eles são idosos, mas são acolhedores, gostam de falar. Vê-se que as pessoas jovens não querem vir para aqui. Não sei se daqui a uns anos a aldeia não estará um pouco perdida.”

Tal como referiu Mariana Rebelo, as pessoas que encontrei foram muito simpáticas e curiosas sobre a nova rotina urbana com a pandemia. Por outro lado, manifestam uma sentida relação afectiva com a sua terra.

A aldeia alonga-se ao topo da encosta, sente-se protegida pela serra e recebe em troca a abundância da água. Nas proximidades há uma barragem, cascatas e lagoas. Há ainda percursos pedestres que estão sinalizados, como é o caso da Rota dos Moinhos que estão sinalizados
Caparrosa é a sede de freguesia e pertence ao concelho de Tondela.

Os moinhos de Souto Bom e a vista da serra do Caramulo faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

2 Comments

  1. Pedro Santos

    Correção: No penúltimo parágrafo onde se lê: “Carrapatosa é a sede de freguesia e pertence ao concelho de Tondela.”, deve ler-se “Caparrosa…”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *