Em Seixo do Côa podemos escolher. Vamos para a praia fluvial ou damos um salto ao alto da aldeia ver a paisagem num baloiço.

Deram-lhe o nome de Seixo’s Tower Swing, o Baloiço da Torre, porque fica mesmo ao lado da torre sineira da igreja matriz, com dois sinos, e de hora a hora ouvimos a “Ave Maria” antes de sabermos a hora.

O baloiço foi colocado pela Junta de Freguesia e no testemunho de Florinda Mendes, que vive em Seixo do Côa, é uma aquisição recente. A iniciativa já tem reflexos, “aos sábados vem muita gente com as crianças.

Da Rapoula do Côa, Valongo, Cós e às vezes do Sabugal.” Outros são originários do Seixo que vivem no Sabugal e na Guarda e vêm cá ao fim de semana. Também vão para junto do rio Côa, para a praia fluvial.”

Do alto do campanário da igreja de Santa Maria Madalena a vista é ligeiramente maior do que no patamar mais abaixo, do baloiço. Definem-se melhor os contornos da bonita ponte da ribeira que vai desaguar ao rio Côa.

Percebe-se ainda na paisagem moinhos antigos e como a aldeia se expandiu para o vale. Do baloiço a vista também é ampla. “Lá de cima vê-se muita coisa. Vê-se a Serra da Estrela e nota-se bem quando está cheia de neve. Tem muita vista e é muito bonita, está tudo verde lá para baixo.

A vista é bonita , mas vento nunca falta. Não há vento em lado nenhum, mas aqui há sempre. É o pior que tem. Boa vista tem ele.”Para fugir do vento a sugestão é comer a merenda na praia fluvial. Fica próximo, junto à entrada da aldeia, no vale onde a ribeira se vai juntar ao Côa.

“Quando é Verão vai para lá muita gente. Comem a merenda, têm lá mesas.” Ainda no testemunho de Florinda Mendes a “água nunca falta porque quando o rio vai baixo abrem a barragem do Sabugal. Agora a água no rio Côa nunca falta.”

O rio Côa corre apertado entre arvores. Passa a ponte, ganha uma ligeira profundidade e forma um espelho de água. Há um parque de merendas, estacionamento para o carro e pode-se passear pelo campo.

A praia fluvial e o baloiço fazem parte do itinerário da Grande Rota do Vale do Côa e Forinda Mendes já se habituou a vê-los passar, “são pessoas de fora. Grupos de 5, 6 rapazes e raparigas com a mochila às costas”.

Florinda Mendes

Seixo do Côa fica a 12 km do Sabugal.
Ver Roteiros no concelho de Sabugal.

Em Seixo do Côa balouçamos ao toque do sino faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *