Doces, artesanato, bordados e gastronomia regional são alguns exemplos do aproveitamento dos recursos provenientes do castanheiro na região de Marvão. Sim, também bordados com casca de castanha.

Pastel de castanha

O que mais gostei foi do pastel de castanha. É feito com o miolo da castanha. Cristina Lança, técnica de Turismo, ajuda-me na receita: “a castanha é cozida e depois moída. Leva ovos e açúcar. É um pastel retangular que tem alguma duração”.
Consegue-se encontrar o pastel de castanha ao longo do ano porque as pessoas tentam congelar a castanha para a terem sempre disponível.

O pastel é saboroso, mas o que mais me surpreendeu foram os bordados de casca de castanha.

Aproveitam os dois lados da casa para efeitos decorativos sobre um tecido de linho. É uma arte com registo de mais de um século.

“Como antigamente as pessoas tinham poucos recursos, utilizavam tudo o que tinham. Como havia muitos castanheiros utilizavam a casca da castanha e a madeira para fazer os cestos. O artesanato típico de Marvão anda à volta de cestaria da madeira de castanho e dos bordados com a casca da castanha”

Seguimos a explicação de Cristina Lança e saímos fora das muralhas de Marvão. Para a serra de S. Mamede, e descobrimos a única mancha de castanheiro no Sul de Portugal.

Abrange os concelhos de Marvão, Castelo de Vide e Portalegre. Está certificada com denominação de origem protegida (DOP) e faz parte da cultura local.

Os pratos regionais com castanha e os pastéis podem ser saboreados no próximo fim de semana, dias 13 e 14 de Novembro, em mais uma edição da Feira da Castanha – Festa do Castanheiro promovida pelo município de Marvão.

A forte e saborosa tradição da castanha em Marvão faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *