Azul, cor de terra e verde. Um mar imenso, uma praia muito bonita e um vale coberto de vegetação que ganha profundidade junto ao Atlântico entre duas ravinas. Conforme caminhamos ao longo dos passadiços da praia do Magoito vamos descobrindo paisagens e ambientes que, quase durante todo o ano, nos remetem para contemplação e serenidade.

Do alto da encosta até ao vale onde passa a ribeira da Mata que vai desaguar na praia de Magoito fazemos sem esforço o percurso do passadiço. Mas paramos.

Para contemplar as várias paisagens e sentir “bem-estar. Mais leves. Podemos estar um pouco mais cansados, mas é bom.”

Falei com Cristina Teixeira na parte dos passadiços que contornam a arriba entre a praia e o início da zona urbana. Ela descia a estrutura de madeira, no início do passeio. “Moramos aqui e quase todos os dias descemos até beira mar para apanhar o ar fresco.”

Nesta parte o percurso está rodeado de pinheiros e a encosta pintada de verde. A extensão é de cerca de 500 metros com a parte verde e o mar. Do outro lado temos alguns prédios e um pouco mais acima é o Magoito, com mercarias, café e habitações.”

No ponto mais alto da encosta temos uma vista de conjunto da bonita e extensa praia do Magoito, com a língua de areal sempre protegida por outra falésia que vai até próximo da praia da Aguda.
Os passadiços podem ser também o início de um percurso até lá.

A conversa foi ao final da tarde, com menos calor, e eram poucas as pessoas nos passadiços e na praia. “Até ao principio do mês de Julho é calmo.

Com as férias há mais gente. Geralmente durante o resto do ano são 3 a 4 pessoas aqui a passear e o mesmo na praia.”

Muitas pessoas acedem à praia por outro caminho. Junto ao parque de estacionamento, onde também temos uma vista de conjunto do areal e das arribas.

Em 2018 foi construída uma nova estrutura que acompanha a duna fóssil, classificada como geomonumento, e cujo efeito visual capta a nossa atenção. Há um ondulado da areia com tons claros e escuros, que parecem ter uma textura mais forte e que evita a erosão da duna.
Esta parte do passadiço permite o acesso à praia de pessoas com mobilidade reduzida.

A praia forma-se entre duas falésias, num vale, por onde corre uma ribeira da Mata. Chega encoberta pela vegetação e depois atravessa o areal para se irmanar com o mar.

Paz, Passadiços, Paisagens e Praia do Magoito faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *