É um passeio fantástico num dia de temperatura amena com os campos verdes pintados de flores silvestres. Um passadiço de madeira acompanha o manto verde e adapta-se ao ligeiro declive do terreno para contornar a albufeira do Alqueva.

O percurso do passadiço da Aldeia da Luz tem uma extensão de cerca de 700 metros, entre a Aldeia da Luz e o ancoradouro.
Quando da minha visita o ancoradouro estava numa pequena ilha rodeada de água límpida que cobria vegetação rasteira. No acesso à ilha o passadiço atravessava um braço de água do lago.

Mas nem sempre é assim. “Quando a barragem está cheia, em alguns lugares, o passadiço entra na água. No Verão é diferente devido à utilização da água para rega.”

O cenário descrito por Daniel Guedes, do Turismo de Mourão, é o que podemos esperar no Verão, mas o passeio é mais aconselhável na Primavera e Outono e, preferencialmente ao pôr do sol. “É muito procurado por turistas que procuram saber a sua localização. É espetacular para tirar fotografias ao pôr do sol. É muito bonito.”

Ao longo do percurso o passadiço tem saídas que nos permitem caminhar na terra e aproximarmo-nos do lago. Nem sempre com o cuidado devido.
Um turista belga, acompanhado de um cão, fazia o caminho de volta e recolheu lixo deixado pelos visitantes. Vive há dois anos em Portugal e a recolha de lixo é uma prática que faz com regularidade.

“Adoro a natureza. Há um problema de muita gente que não respeita a natureza. Tem de haver a consciencialização  de que a natureza é muito importante. Eu viso só e gosto de andar. Aproveito para recolher lixo. Já fiz em outros países como França e Bélgica. Adoro a barragem. Tem o que eu preciso: terra, água e ar.”

E um horizonte aberto. Vemos uma imensidão de água da albufeira que contorna terrenos onde por vezes se vêm casas agrícolas.

Mais percetível é o casario da Aldeia da Luz, em particular o campanário da igreja de Nossa Senhora da Luz. Mais próximo destaca-se o conjunto de construções do Monte dos Pássaros.

Estão pintadas de branco. Foram restauradas e o conjunto é visitável no circuito do Museu da luz.

O Monte dos Pássaros fica em frente da estrada entre Mourão e a antiga Aldeia da Luz que ficou submersa pela albufeira da barragem.  Um pouco depois das casas a estrada fica também submersa. Ao final da tarde é habitual alguns residentes irem passear até ao ancoradouro.

As breves conversas revelam as memórias da antiga aldeia e o permanente esforço de adaptação ao novo espaço urbano.

A atual Aldeia da Luz foi inaugurada em Novembro de 2002. Após a construção de mais de duas centenas de habitações e equipamentos sociais. Em 2003 mudou a última família para a nova aldeia da Luz.

O ponto de partida dos passadiços é junto à antiga estrada, junto a um conjunto de eucaliptos que facilmente se destacam na paisagem.

Passadiço da Aldeia da Luz natural faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *