O Revelim de Santo António, em Castro Marim, segue a regra: onde há uma instalação militar antiga, a sua posição geoestratégica, oferece, seguramente, uma boa vista.

É da capela de Santo António que se tem a melhor vista para os sapais, uma ampla planície que é marcada pela passagem de bandos de aves, salinas e o delta do Guadiana.

A recuperação da colina do Revelim de Santo António proporcionou um miradouro acolhedor para muitos turistas que visitam Castro Marim.

Alguns a pé ou de bicicleta, através da ecopista que liga a Vila Real de Santo António. Foi o caso de um casal de franceses que aproveitava o sol de final de tarde e os improvisados bancos de pedra que robustecem as paredes da ermida para Saborearem “a vista ampla e serena que o lugar oferece”.

A vista é de quase 360 graus. Temos uma panorâmica da vila de Castro Marim, o delta do Guadiana, o rendilhado da ponte rodoviária que liga a Espanha e um amplo espaço natural traçado pelas salinas e sapais. Os bandos de aves ajudam o ambiente contemplativo.

A colina fica num dos extremos de Castro Marim e a reabilitação, em 2008, ajuda a desfrutarmos deste ambiente contemplativo.

Foi ainda recuperado um moinho, criado o Jardim Andaluz, uma horta pedagógica e o Centro Interpretativo do Território.

A reabilitação permitiu também reabilitar parte da estrutura militar do pequeno forte construído no século XVII e que visava controlar o movimento na linha de fronteira com Espanha no baixo Guadiana.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *